Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será marcado por mobilizações

A pandemia de coronavírus (Covid-19) impôs muitas mudanças na rotina das pessoas, uma delas foi o fechamento das escolas, fazendo com que crianças e adolescentes passem mais tempo em casa. A situação acendeu um alerta para a questão da exploração sexual infantil. Em Cariacica, esse será um dos temas abordados na campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no próximo dia 18.

“Nesse período de coronavírus as crianças estão em tempo integral em casa ou sendo exploradas para conseguir recursos financeiros, em alguns casos, isso já ocorria antes, mas sabemos que tudo está intensificado neste período de pandemia. Sabemos que grande parte dos abusos ocorrem dentro das casas, com pessoas próximas, por isso, não podemos permitir que essa campanha pare”, explica a referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Cariacica, Ruth Knaak.

Ela explica que os trabalhos em alusão à data vêm sendo realizados desde o mês de abril, através do envio de material ilustrativo nas cestas básicas emergenciais entregues pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) à famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Na próxima segunda-feira (18) a equipe do Peti Cariacica realizará uma intervenção nas barreiras sanitárias localizadas em Campo Grande e em Itacibá, o número de pessoas será reduzido para não provocar aglomerações. Haverá distribuição de panfletos e exposição de faixas. Ainda na segunda-feira, será realizad oum ato de mobilização e informação na BR 262, participarão a equipe do Peti Cariacica, Comissão Intersetorial, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e servidores da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Ao longo da semana, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Seme) enviarão o material da campanha para os alunos do ensino fundamental de toda a rede. Todos irão trabalhar o tema, que já faz parte do calendário escolar do município.

As Unidades de Saúde foram oficiadas acerca da ornamentação dos prédios, assim como já foi feito em anos anteriores. O prédio do Centro Administrativo, localizado no bairro Rio Branco, também receberá decoração especial durante este mês.

Este ano a campanha também ganhará mais presença no meio virtual, com disparos de material via WhatsApp.

“Estamos conseguindo articular as ações de forma virtual, a Comissão Intersetorial tem se reunido via WhatsApp, temos conseguido manter contato constante e assim, caminhar. Mesmo em meio a esta pandemia, não podemos parar, não podemos deixar passar em branco esta data tão importante”, assinala Ruth.

Serviço

Mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e  à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Data: 18 de maio (segunda-feira)

Local: barreiras sanitárias (Itacibá e Campo Grande) e BR 262