Plataforma #DeverEmCasa completa um mês com mais de 65 mil acessos

De fácil acesso, interativa e com conteúdos para todas as idades, essa é a plataforma de ensino a distância #DeverEmCasa, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação para que os estudantes da rede possam ter acesso às atividades escolares durante o período de isolamento social. Lançada há um mês, a plataforma já ultrapassou 65 mil acessos.

São alunos das educações infantil, especial, jovens e adultos e do ensino fundamental que têm acesso as atividades de suporte pedagógico por meio de vídeos, leituras, jogos on-line e exercícios lúdicos. O objetivo é estimular os estudantes a continuarem o processo de aprendizagem, mesmo não estando em sala de aula.

E quem gostou da plataforma foi a Pâmella Luiza Zuccon Martins, aluna do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antero José do Nascimento. "Eu acho a plataforma muito legal pois toda semana tem vídeos novos, entretenimento e também muitos exercícios. Eu acesso o #DeverEmCasa quatro vezes na semana e está sendo uma experiência diferente estudar em casa com os meus irmãos", afirma a estudante.

Tudo funciona assim: o aluno, sozinho ou acompanhado da família, acessa o portal de atividade clicando AQUI. Após o acesso, é necessário escolher a plataforma de atividades referente a modalidade de ensino que o aluno está matriculado. Feito isso, basta preparar o papel e a caneta e desfrutar do conteúdo especial disponibilizado.

As atividades são atualizadas semanalmente pelas equipes de ensino responsáveis por cada modalidade.

Para os alunos que não têm acesso a internet em casa, as equipes de ensino prepararam atividades que são disponibilizadas na escola em que o estudante está matriculado. Basta a família entrar em contato com a unidade de ensino e agendar o horário para retirar o material.

A gerente de ensino da Seme, Regina Wasem, avalia que o retorno dos pais e responsáveis tem sido positivo. "Recebemos cerca de 250 emails por semana com elogios, críticas e sugestões. As famílias têm se envolvido cada vez mais com o projeto", disse.

O secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, destaca que a ação digital não é obrigatória, mas sim uma ferramenta de consolidação dos conteúdos ministrados em sala de aula.

"É fundamental que os alunos possam manter o aprendizado mesmo não estando nas escolas. A plataforma não tem o objetivo de substituir as aulas presenciais, mas sim agregar ao ensino, uma vez que o ambiente escolar é insubstituível", pontua José Roberto.

O secretário ainda destaca que as parcerias desenvolvidas com Seme antes do período de isolamento social "têm colaborado substancialmente para a produção do conteúdo e das atividades na plataforma".