Videoaulas estimulam prática esportiva em tempos de isolamento

A pandemia do coronavírus (Covid-19) estabeleceu uma nova rotina à população: o isolamento domiciliar, modo mais eficaz, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a proliferação da doença. Esta medida também é recomendada pela Prefeitura de Cariacica, por meio de decretos, como forma de combater o novo vírus. Com essa nova dinâmica, principalmente com a recomendação da não utilização das quadras, academias populares, núcleos esportivos e áreas públicas, como manter os exercícios e o condicionamento físico em casa?

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) decidiu realizar uma série de vídeoaulas que ajudarão o cidadão a colocar o corpo em movimento. Para isso, disponibilizará videoaulas gravadas nas redes sociais da Prefeitura. As aulas on-line são voltadas as pessoas que já participavam das atividades da secretaria e ao cidadão em geral. As videoaulas começam a partir desta segunda-feira (1°) e serão realizadas por profissionais de educação física da Semesp.

Os exercícios físicos apresentados nas aulas são especialmente preparados para que a pessoa possa realizá-lo em casa. A publicação das aulas acontecerá de segunda a sexta-feira, pela manhã. A cada semana será desenvolvido um tipo de treino diferente. No vídeo, o professor irá explicar as atividades que serão realizadas e o número de repetições para cada movimento.

A atividade física será praticada de modo regular e com intensidade moderada, respeitando os limites de cada pessoa. O objetivo é fazer com que a população de Cariacica, de crianças a idosos, acompanhe as aulas explicativas e, com isso, movimente-se em casa, mantenha a saúde física e, consequentemente, psicológica.

Como medida de segurança e para proteger o cidadão, as atividades que ocorrem na Estação Cidadania Esporte Cariacica (Ecec) e em todos os núcleos esportivos espalhados pelo município estão suspensas. Entretanto, desde que a OMS decretou a pandemia, a Semesp vem produzindo vídeos e disponibilizando nos grupos de whatssap para os alunos cadastrados nos seus programas esportivos.

Texto: João Vitor Gonçales

Jornalista responsável: Alcione Coutinho