Vigilância Sanitária interdita fábrica que produzia álcool em gel e sabonete líquido sem registro

Uma ação conjunta da Vigilância Sanitária de Cariacica, Vigilância Sanitária Estadual, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Procon Estadual, resultou na interdição de uma fábrica de cosméticos que produzia álcool em gel 70% e sabonete antisséptico líquido, na última sexta-feira, no bairro Santa Bárbara.


A empresa foi multada pela Vigilância do município em R$ 1.746,08 e também pelo Procon Estadual. No momento da abordagem, havia no local, quatro funcionários, além do dono da fábrica. Aos fiscais, o proprietário admitiu que a produção era passada para uma distribuidora, responsável pelas vendas no Rio de Janeiro.


De acordo com a equipe de fiscalização da Vigilância, a empresa fabricava produtos sem o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sem registro de lote e produção, e a estrutura física do local era incompatível com as atividades exercidas. “Percebemos no local muitas frestas, não havia barreira física (portas) de um setor para o outro e os produtos eram armazenados de forma inadequada, diretamente no chão”, relata o coordenador de Vigilância Sanitária, Fernando Cesar Teixeira.


Os produtos foram apreendidos de forma cautelar e a empresa deverá dar um destino final de forma adequada. Para voltar a funcionar, a fábrica deverá se adequar às normas, apresentar o registro na Anvisa à Vigilância Sanitária e solicitar a desinterdição do local. “Após apresentar o registro na Anvisa, a empresa deverá passar por nova vistoria da Vigilância Sanitária”, explica o coordenador.



Foram apreendidos:


13 caixas de sabonete antisséptico líquido, contendo 16 unidades, cada
15 caixas com 80 unidades de álcool em gel 70% de 100 ml
15 caixas com 16 unidades de álcool em gel 70% de 500 ml
19 unidades de álcool em gel 70% de 1 litro