Caixa intensifica procedimentos para diminuir filas em agências de Cariacica

A cenas das filas na porta das agências da Caixa em Cariacica causaram, nos últimos dias, preocupação em meio a pandemia de coronavírus (Covid-19). Em resposta aos questionamentos da Prefeitura de Cariacica, a Superintendência Executiva da Caixa responsável pelas agências na cidade atendeu ao convite para se reunir, em videoconferência, com o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, e alguns secretários municipais para prestar esclarecimentos.

A Prefeitura havia notificado a agência de Campo Grande e, por ofício, o prefeito Juninho oficializou a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Logo depois, uma notificação foi encaminhada à Superintendência Caixa, solicitando medidas para mitigar a aglomeração.

Durante a reunião, foram citadas soluções adotadas pela Caixa. Para diminuir o volume de pessoas aguardando nas filas, o banco adotou a liberação do código de saque, que permite recebimento nas lotéricas e caixas eletrônicos mesmo sem um cartão pra a conta; bem como determinação que um funcionário organize a fila, garantinto o distanciamento seguro entre os clientes. Há também dois novos colaboradores que atuam como recepcionistas, tirando dúvidas e antecipando o atendimento antes da entrada na agência.

Entre as explicações, foram apresentados dados que demonstram o porquê do volume de pessoas nas agências de Cariacica. Segundo o Superintendente Denis Matias, o banco tem 82 agências no Espírito Santo, porém, apenas as de Itacibá e Campo Grande concentram 10% de todos os clientes.

"Estamos adotando diretrizes determinadas pela matriz, permitindo acesso apenas para metade do número de cadeiras dispostas internamente nas agências. Em Campo Grande, são 120, portanto, apenas 60 clientes podem acessar ao mesmo tempo. Também temos um rodízio de colaboradores que estipula trabalho presencial para 30% da equipe. Tudo isso somado, ocasionou o volume nas filas, mas estamos buscando soluções continuamente para amenizar a situação", analisou Matias.

O prefeito Juninho pontuou que o momento é de todos agirem em conjunto e que a melhor maneira é compartilhando as informações. "Vamos intensificar o serviço de carros de som próximo a agências bancárias, além de reunir uma série de respostas aos questionamentos mais comuns à Caixa para respondermos via 162 municipal, quando acionados pelo cidadão. Entendemos que o serviço dos bancos, principalmente da Caixa, neste momento de pagamento do auxílio emergencial e do Bolsa Família, é essencial", finalizou.