Prazo prorrogado no pagamento de impostos e taxas

Por conta da disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Cariacica prorrogou o prazo para o pagamento de alguns impostos. Essa medida soma-se a outras adotadas pela administração desde o início da pandemia. Em atenção aos contribuintes e em respeito à economia familiar, neste momento de dificuldades para todos, a Secretaria Municipal de Finanças (Semfi) flexibilizou prazos para pagamento de alguns impostos e taxas.

Segundo as definições, contidas no decreto nº 76/2020, fica prorrogado para o dia 15 de junho o pagamento da cota única e/ou da 1ª parcela do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) - base estimada e fixa. Prorroga-se, para o mesmo prazo, o pagamento em conta única e/ou 1ª parcela da taxa de fiscalização para funcionamento e renovação de alvarás.

O decreto também prorroga para o dia 15 de junho o pagamento da cota única e/ou da 1ª parcela da Taxa de Fiscalização para Funcionamento e Renovação de Alvarás.

A Semfi também alterou o vencimento do Imposto Territorial e Urbano (IPTU) 2020. O pagamento da cota única e/ou da 1ª parcela do IPTU foi prorrogado para o dia 10 de junho. O prazo para pedido de isenção do imposto por idosos também foi prorrogado até 10 de junho.

O IPTU pode ser parcelado em até oito vezes, dependendo do valor, sempre com parcela mínima de R$ 20. O munícipe que optar pelo pagamento à vista em cota única obterá desconto de 10%.

Para facilitar a vida do contribuinte, a Semfi colocou telefones e e-mails à disposição da população para tirar dúvidas ou, simplesmente, receber informações relacionadas á emissão de boletos, certidões, IPTU, ISSQN, Simples Nacional ou requerimentos variados.

Confira os canais de contato da Secretaria Municipal de Finanças:

• Gerência de Administração de Tributos Imobiliários (IPTU): (27) 3354-5871 / 3354-5888 (iptu.semfi@cariacica.es.gov.br)

• Gerência de Arrecadação e Cobrança - Dívida Ativa: (27) 3354-5890 (dividaativa.semfi@cariacica.es.gov.br)

• Gerência de Atendimento ao Contribuinte: (27) 3354-5870 (atendimento.semfi@cariacica.es.gov.br)

• Gerência de Fiscalização Tributária (ISSQN e ITBI): (27) 3354-5872 (fiscalizacao.semfi@cariacica.es.gov.br)

- Veja matérias relacionadas ao tema:

Pagamento do IPTU é prorrogado para 10 de junho

Decreto concede isenção de juros e multa e novos prazos sobre ISSQN fixo e variável