Projeto educacional de Cariacica é destaque em live neste sábado (25)

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Mello Sobrinho acompanharão neste sábado (25), por meio de uma live no YouTube, o projeto "O jogo africano Mancala e suas potencialidades etnomatemáticas", que participam em sala de aula, ganhar as redes sociais. O responsável pela atividade é o professor Rinaldo Pevidor que contará sobre a experiência e o desenvolvimento do projeto em Cariacica em uma entrevista ao canal "Vem Brasil". A live será às 22h45 e pode ser acessada clicando aqui.


As atividades tiveram início em 2007 e propõem que os alunos da EMEF realizem pesquisas sobre a origem do jogo Mancala e desenvolvam, ao longo do ano letivo, habilidades matemáticas, como probabilidade e estatística, porcentagem, frações, racicínio lógico e também trabalha a concentração e leitura interpretativa dos estudantes. A previsão é de que 150 alunos participem do projeto após o fim do período de isolamento social, que interrompeu as atividades escolares no município devido a pandemia do novo coronavírus.


E a adesão dos alunos ao jogo é demonstrada cotidianamente, segundo o professor Rinaldo, os alunos anseiam pelas partidas a cada aula. "Em minha experiência com a prática do jogo, ouço diversas vezes dos alunos 'quando é que nós vamos jogar o Mancala novamente?', ou seja, eles gostam e não realizam a atividade como uma obrigação", relatou.


O sucesso do projeto não ficou apenas dentro da EMEF Manoel Mello Sobrinho, em 2019 a iniciativa recebeu o prêmio Shell em Educação Científica na categoria Ensino Fundamental II, garantindo a possibilidade de compartilhar as práticas pedagógicas realizadas na rede de ensino público de Cariacica com outras regiões do país.