Coronavírus: Vigilância Sanitária orienta lanchonetes sobre uso correto de máscaras e equipamentos de proteção

A equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária percorreu, na terça-feira (22), 139 estabelecimentos que comercializam lanches, em geral.  O objetivo da abordagem  foi orientar sobre a forma correta de utilização das máscaras, luvas e demais EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) . A iniciativa faz parte das medidas para conter o avanço do coronavírus. A abordagem ocorreu em todas as 13 regiões que compõem o município.  


Além das orientações, a equipe também distribuiu um folder contendo dicas para  garantir a saúde do trabalhador. “Percebemos que cerca de 65% dos funcionários dos locais visitados usavam máscaras”,  diz o coordenador de Vigilância Sanitária, Fernando Cesar Teixeira.  


Os funcionários que não usavam máscara tinham uma desculpa para ignorar o uso do equipamento de segurança. “Disseram que desconheciam a necessidade de usar, que haviam acabado de tirar, que pertenciam a outro setor”, lamenta Fernando. Para o coordenador, é  muito importante haver uma conscientização a respeito da importância de se usar essa proteção. 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (Anvisa), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades estrangeiras relacionadas ao controle sanitário de alimentos como nos Estados Unidos e na Europa, indicam não haver evidências de contaminação pelo novo coronavírus por meio de alimentos.


 No entanto, mesmo que os alimentos sejam considerados improváveis veículos de transmissão da Covid-19,  é fundamental que seja feita  a higienização correta, como sugerem os órgãos de saúde.