Ação conjunta entre Semdec e Polícia Militar fecha 22 comércios na Expedito Garcia

Nesta sexta-feira (17) a equipe de Fiscalização Integrada da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), em conjunto com a Polícia Militar, realizou uma grande ação de fiscalização ao funcionamento do comércio da Avenida Expedito Garcia em Campo Grande. Ao todo, 22 estabelecimentos foram fechados, somando lojas e camelôs.

O bairro foi escolhido por concentrar a maior parte dos comércios abertos, bem como a circulação de pessoas, mesmo após a publicação do decreto estadual que proíbe o funcionamento de alguns estabelecimentos.

“Como órgão fiscalizador, estamos cumprindo o decreto do Governo do Estado e o que orienta as autoridades sanitárias mundiais, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o isolamento social é para o bem da população, para a preservação da vida. Vamos exercer esse papel enquanto prevalecer o decreto, vamos continuar realizando o nosso trabalho”, afirma o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denicoli.

Ainda de acordo com o secretário, é preciso o envolvimento de todos para que a luta contra o coronavírus (covid-19) seja vencida.

“Para que essa nossa ação tenha eficácia, é preciso que a responsabilidade seja compartilhada, a população e os comerciantes têm que contribuir, nessa conjuntura são três atores principais: a fiscalização, fazendo o trabalho; a população, entendendo que dever fazer o isolamento social e os comerciantes, compreendendo que não podem descumprir o decreto. Se essas três coisas funcionarem bem, vamos sair o mais rápido possível dessa crise que estamos passando”, avalia.

Nos próximos dias a ação será estendida para outros bairros do município. Na fiscalização desta sexta-feira (17) nenhum comerciante foi multado ou encaminhado à delegacia.

A população pode colaborar com o trabalho da Semdec fazendo denúncias de comércios abertos através da Ouvidoria 162, de segunda a sexta, das 12h às 17h, e pelo 0800 283 9255, de segunda a sexta-feira, 12h às 6h.