Cariacica cria Central de Assistência social

Para melhor atender às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e tiveram a condição agravada em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está lançando a Central de Assistência Social. Um canal direto com o cidadão, por meio do qual ele poderá ligar para o telefone 3354-5551 e requerer cesta básica emergencial.

As famílias serão atendidas e no ato da ligação serão informadas, acerca do benefício e o local de retirada do mesmo. A Central será composta por duas equipes, que atuarão em dois turnos. Elas identificarão, através de formulário único, as famílias em situação de vulnerabilidade que necessitam da ajuda.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Solismara Delarmelina, a expectativa é atender cerca de 300 ligações por dia.

“Pretendemos entregar 200 cestas básicas por dia. Nossa expectativa é atendermos de forma organizada, sem aglomeração de pessoas e conseguir realizar as entregas que a população está precisando neste momento. A gente entende que é um momento muito difícil, mas pedimos a colaboração para que as pessoas insistam no agendamento telefônico, porque só faremos entregas mediante agendamento. Com a Central vamos oportunizar mais entregas e mais pessoas serão contempladas”, assinala.

A retirada das cestas ocorrerá em local determinado pela Semas e as famílias serão encaminhadas conforme dia e horário que será previamente agendado. As mesmas deverão apresentar, no ato da retirada, documento com foto, comprovante de residência do município e o CPF que foi cadastrado no teleatendimento.

São considerados públicos elegíveis para recebimento do benefício famílias inscritas no CadÚnico, famílias beneficiárias de Bolsa família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), desempregados, autônomos, trabalhadores informais e micros e pequenos empreendedores.

Para concessão do benefício é preciso ser residente e comprovar residência no município, ter 18 anos completos, apresentar CPF e documento com foto do requerente, ter renda per capita igual ou inferior a 1/2 salário mínimo (R$ 522,50). As informações são autodeclaratórias.

Os atendimentos serão feitos de segunda a sábado, das 8h às 16h, pelo telefone 3354-5551, que possui seis linhas para atendimento. A ligação é gratuita.