Assistência orienta moradores de rua sobre o recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Gerência de Proteção Social Especial, está orientando às pessoas em situação de rua a respeito do recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal. Parte dessa população tem direito ao benefício por não compor o quadro de trabalhadores formais e/ou estarem em situação de desemprego e estarem inscritas no CadÚnico.



O trabalho de orientação teve início na última terça-feira (07) e de lá pra cá, foi constatado que, de um universo de 171 pessoas em situação de rua, 139 possuem o CadÚnico ativo. Por isso, para receberem o auxílio de R$ 600,00, elas não precisarão fazer o cadastro por meio do aplicativo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.



“A maioria dos nossos usuários encontram-se inseridos no Cadastro Único e já recebem algum tipo de benefício do Governo Federal, entre os quais Bolsa Família e/ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas de toda forma, a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) está preparada para identificar as demais pessoas e, caso elas não estejam inseridas no CadÚnico, fazer o preenchimento dos dados através do aplicativo, no ato da abordagem”, explica a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Krigelica Siller.



Ela ainda explica que as pessoas em situação de rua que não possuem conta bancária terão uma conta digital social gratuita para receber os recursos.