Rede Municipal de Saúde recebe 200 protetores faciais produzidos pelo Ifes de Cariacica para enfrentamento ao coronavírus

Numa iniciativa do Insituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com participação do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, a Prefeitura de Cariacica recebeu na tarde desta quarta-feira (8) 200 protetores faciais para uso dos profissionais da saúde. Este é o primeiro lote de um total de 900 unidades que serão produzidas e entregues gratuitamente à rede municipal de saúde.

Os protetores são feitos com revestimento de acetato e podem ser higienizados após o uso, para serem reutilizados. Ao todo são utilizadas seis impressoras 3D para produção dos equipamentos, fruto de uma parceria entre o Ifes Maker do Campus Cariacica e a Bottega Leonardo, espaço maker do colégio Leonardo Da Vinci. Participam da iniciativa 11 professores do Ifes e dois do centro educacional, além de um estudante do curso de Engenharia de Produção do Campus Cariacica.

A entrega foi realizada às 15h no gabinete do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, e contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pela; do diretor-geral do Campus Cariacica, Lodovico Ortlieb; e do professor do Leonardo Da Vinci, Marcelo Moreto, além de outros servidores do campus que participam da iniciativa.

A Secretaria de Saúde direcionou de imediato o lote aos pronto atendimentos municipais. Para o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira este gesto é muito mais que um projeto de extensão da unidade, lembrando que o município tem 92% da população SUS-dependente.

"Somos muito gratos pelo gesto, porque demonstra preocupação com a manutenção das vidas e, principalmente, com aqueles que se expõem diariamente para a reabilitação da saúde das pessoas que acessam nossas unidades. No momento em que comprar esses materiais é extremamente difícil para o poder público, a atitude do Ifes é muito maior do que parece", afirmou Juninho.