Funerárias recebem orientações da Vigilância Sanitária sobre coronavírus

Dando continuidade ao trabalho de orientação a respeito dos riscos e sobre a prevenção da Covid-19, a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária visitou funerárias do município na manhã desta terça-feira (07).


Além de passar orientações e tirar dúvidas, a equipe também distribuiu folders explicativos com informações sobre como esses estabelecimentos devem proceder em velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos com coronavírus.


Por exemplo, a despedida do ente querido deve ficar restrita ao menor número de pessoas possível; o corpo não deve ser embalsamado; deve ser feita a limpeza externa do caixão com álcool líquido a 70% antes de levá-lo para ao velório, entre outras dicas.


Lavar bem as mãos com sabonete líquido, após remover adequadamente o EPI (equipamentos de proteção individual) após transportar o corpo, também é uma orientação que faz parte do material distribuído.


O coordenador de Vigilância Sanitária , Fernando Cesar Teixeira avaliou como positiva a ação: “A equipe chegou nos estabelecimentos com a abordagem orientativa e também sanou várias dúvidas na conversa com os responsáveis pelas funerárias”, disse.



Algumas recomendações:


Os profissionais que precisarem ter contato com o cadáver devem utilizar os EPIS: gorro, óculos, avental impermeável de manga comprida, máscara, luvas e botas impermeáveis;


O veículo de transporte do corpo deve ser submetido à limpeza e desinfecção, segundo os procedimentos de rotina;


Seguir as medidas de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias;


Em caso de velório, evitar apertos de mão e outros tipos de contato físico entre os participantes do funeral;


Recomenda-se que o caixão seja mantido fechado durante o funeral, para evitar contato físico com o corpo;


Devem ser disponibilizados água, sabonete líquido, papel toalha e álcool gel a 70% para higienização das mãos;


Não disponibilizar alimentação durante o velório.