Fiscalização integrada da Posturas com a Polícia Militar fecha 16 bares

Uma fiscalização integrada envolvendo a equipe de Posturas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), e oficiais do Sétimo Batalhão da Polícia Militar fechou 16 bares na noite e madrugada deste sábado (04). Esses estabelecimentos desrespeitavam o decreto municipal 063/2020, que proíbe o funcionamento de comércio e atividades não essenciais. Bares e lanchonetes só poderão trabalhar em sistema delivery e não podem abrir para evitar a aglomeração de pessoas. As medidas são fundamentais para o combate à propagação da pandemia de coronavírus.

Os oito fiscais e policiais percorreram ruas e avenidas que concentram botequins e a vida noturna boêmia de Cariacica. Foram fiscalizados bares de 15 bairros, entre eles, Cariacica Sede, Piranema, Campo Grande, Nova Brasília, Vila Palestina, Vila Capixaba, Novo Brasil, Mata da Praia, Itanguá, Jardim América, Santo Antônio, Operário, Vale dos Reis, Mucuri e Campo Verde.

Os proprietários e responsáveis foram notificados. Em muitos, havia aglomeração de clientes e eventos envolvendo música. Tudo foi suspenso e cancelado. Em caso de reincidência, os estabelecimentos notificados poderão pagar multa, que varia de R$ 500 a R$ 1.500 e o proprietário pode perder o direito de abrir. Para fazer denúncia de comércios abertos, o morador pode ligar para o telefone 0800 283 9255.

Além disso, na tarde deste domingo (05), a fiscalização impediu uma festa irregular num sítio na região rural em Cangaíba, chamada de "Social da 40tena 2.0". O evento clandestino, que pedia que os participantes não postassem conteúdo nas redes sociais, iria reunir pessoas ao redor de uma piscina, com churrasco regado a consumo de bebida mediante ingresso. Os fiscais foram até o local antes do início e notificaram o responsável.

Rotina

Desde o início da pandemia de coronavirus, a Semdec tem feito fiscalizações frequentes. Já foram fechados mais de 150 estabelecimentos comerciais (academia, bares, lojas, entre outros).

A fiscalização integrada envolve três secretarias: Saúde (Semus), Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e Defesa Social (Semdefes). Essa força-tarefa está focada em fazer que se cumpra decreto que estabelece fechamento do comércio em geral e abertura somente de serviços essenciais (supermercados, farmácias, postos de combustíveis).
A Prefeitura de Cariacica pede a colaboração do morador para que, juntos, possamos combater a propagação do coronavírus na cidade.