Assistência entrega cestas básicas em associações de catadores de materiais recicláveis

Nesta sexta-feira (03) a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou novas entregas de cestas básicas, desta vez, para os trabalhadores das associações de catadores de materiais recicláveis das associações Flex Vida e Associação Beneficente dos Catadores de Materiais Recicláveis em Nova Rosa da Penha II (Acamarp), em Nova Canaã e Nova Rosa da Penha II, respectivamente.

As famílias são acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Ao todo foram entregues 07 cestas na Flex Vida e 17 na Acamarp.

Para evitar aglomerações as entregas foram previamente agendadas e os beneficiários foram orientados a enviar ao local somente uma pessoa da família.

Na casa da família Rodrigues a cesta trouxe sensação de alívio. São cinco adultos e três crianças, sendo que dois dos adultos trabalham com reciclagem e estão afastados das atividades no momento. O jeito tem sido se virar com o dinheiro advindo do programa social Bolsa Família e fazendo “bicos”, quando aparecem.

A matriarca da família e vice-presidente da Acamarp, Ivanilda Lima Rodrigues, 47, conta que em mais de uma década trabalhando com reciclagem, nunca passou por um momento tão dramático.

“Está sendo difícil, pois muitas pessoas que ali trabalham são idosas e não têm nada mesmo”, desabafa.

De acordo com a Semas, novas entregas de cestas básicas estão previstas para a próxima semana.