Assistência realiza entrega de cestas básicas para famílias acompanhadas pelos Cras

Nesta quinta-feira (02) a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou distribuição de cestas básicas para cerca de 80 famílias acompanhadas pelos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O atendimento aconteceu no Banco de Alimentos Josué de Castro em Rosa da Penha. As famílias também foram presenteadas com livros de autores capixabas em uma ação da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Krigelica Siller, as entregas foram feitas de acordo com agendamento anterior realizado em cada Cras.

“São famílias em situação de vulnerabilidade social, que possuem em sua composição familiar crianças que participem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que é ofertado nos Cras do município”, explica a coordenadora.

Ela ainda destacou a importância de o município se fazer presente na vida de famílias em situação de vulnerabilidade em todos as circunstâncias, sobretudo, neste momento de pandemia do coronavírus (covid-19).

“É fundamental garantir direitos básicos como alimentação, por exemplo, para superação da situação de emergência, visando o não agravamento da conjuntura de vulnerabilidade social da população”.

A catadora de material reciclável, Fabiana Garcia, que é assistida pelo Cras de Alto Mucuri, conta que a ajuda veio em boa hora.

“A gente estava precisando muito. Eu trabalho com reciclagem, mas não estou podendo trabalhar por causa dessa epidemia e eu tenho cinco filhos. É muito importante o que vocês (Semas) estão fazendo para ajudar não só a minha família, mas muitas famílias que precisam”, diz.

Para evitar aglomerações foram realizados agendamentos prévios, com intervalos entre uma família e outra.

Vale ressaltar que a Semas segue um calendário de distribuição de cestas básicas para as famílias cadastradas no CadÚnico, essa programação será mantida, mesmo com os Cras e Creas fechados. As famílias são pré-selecionadas nos Cras e Creas e as cestas são entregues conforme a necessidade delas, somado a isso, elas recebem cestas de verdura, frutas e legumes pelo Projeto Compra Direta de Alimentos, no último dia 19 foram entregues mais de 9 toneladas de mantimentos.