Escolas de Cariacica realizam atividades a distância durante a quarentena

Com objetivo de impedir o avanço do coronavírus (Covid-19), estão suspensa todas as atividades nas escolas da rede municipal de ensino de Cariacica desde 18 de março. Para amenizar o distanciamento social das crianças e garantir a continuidade do ensino, algumas unidades de ensino estão desenvolvendo atividades para que os alunos possam fazer em casa.

É o caso do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Jaime dos Santos, localizado em São Geraldo, que está enviando atividades para os pais das crianças através de aplicativo de mensagens no celular, com isso os alunos desenvolvem as atividades junto a seus familiares em casa. São 390 estudantes matriculados na unidade de ensino infantil que participam da "Quarentena Divertida", recebendo diariamente através dos pais atividades como contação de história, brincadeiras dirigidas, dobraduras e outras.

"A receptividade da comunidade tem sido muito positiva, recebemos vários vídeos e fotos dos alunos realizando as atividades", relata Walkiria Vieira, diretora do Cmei.

Outra unidade que está desenvolvendo atividades no mundo virtual é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leonilda das Graças Langa, localizada em Nova Valverde. Só que diferente do Cmei Jaime do Santos, os alunos da Emef estão fazendo o acesso às atividades através da plataforma on-line Google Classroom, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos.

Das 230 crianças matriculadas do 1º ao 5º ano na escola, cerca de 85% tem acesso às atividades pela plataforma. Para os alunos que não tem acesso ao ambiente virtual, a escola separou kits de atividades em versão impressa que podem ser retirados a partir de horários agendados na secretaria.

"Estamos vivendo um momento delicado, onde nossos alunos estão impossibilitados de manter uma rotina de estudos como previsto nas legislações vigentes. Diante deste cenário, pensamos em ofertar atividades alinhadas às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de uma plataforma digital gratuita", aponta a diretora da Emef, Angela Pagio.

"O intuito dessa iniciativa é oferecer atividades para entreter e ensinar simultaneamente, incentivando a criatividade e a imaginação. Essas atividades são uma alternativa para o estudante manter seu ritmo de estudo", completa a diretora.

O retorno das famílias têm sido positivo por conta da iniciativa de manter os alunos com o aprendizado em dia.

A designer de unhas em gel Aline Cabral é mãe da Ester, aluna da Emef, e acredita que a proposta das atividades em casa é uma forma efetiva de garantir a continuidade do ensino dos alunos e também de permitir que os pais participem mais do ensino dos filhos. "Está sendo uma experiência muito boa para minha filha e eu. Como a gente não pode sair de casa, ela acaba ficando muito no computador e no celular, mas agora usa essas ferramentas para poder estudar as atividades da escola", conta.

O secretário municipal de Educação, José Roberto Martins, destaca que equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação estão buscando alternativas para que os vínculos com os alunos e suas famílias não se rompam durante o período de distanciamento social.

"Experiências como a do Cmei Jaime dos Santos e da Emef Leonilda das Graças Langa estão sendo validadas e na medida do possível compartilhadas com as demais escolas, utilizando as ferramentas possíveis como Whatsapp, YouTube, Instagram, Facebook, Google e outros", conta o secretário.

Nas próximas semanas, serão organizadas formações continuada à distância para todos os profissionais da Educação de Cariacica, visando o alinhamento pedagógico das ações durante o período de distanciamento.

Além das formações, o Núcleo de Tecnologia Educacional da Seme está preprando uma plataforma para que os alunos da rede municipal mantenham a interação e o vínculo com as escolas, mesmo estando em casa.