Ministério da Saúde suspende vacinação de rotina durante a Campanha Nacional Contra a Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início nesta segunda-feira (23). Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, em virtude da pandemia de coronavírus.



Diante disso, o Ministério da Saúde irá adotar algumas medidas para proteção das pessoas mais vulneráveis durante a vacinação. A primeira fase da campanha tem dentre os grupos prioritários a população a partir dos 60 anos de idade, que trata de um grupo com maior risco de complicações e óbitos por doenças respiratórias, dentre elas a influenza e a Covid-19.



Com o intuito de evitar aglomerações, o Ministério da Saúde, orienta que a vacinação de rotina, principalmente de crianças, em todos os serviços do Sistema Único de Saúde que realizarão a vacinação contra a influenza, seja adiada entre o período que compreende a primeira fase da campanha, de 23/03 a 15/04. A orientação é que a população aguarde a conclusão desta fase para que possa voltar às Unidades de Saúde para se vacinar.



Os pais e/ou responsáveis devem aguardar para comparecer aos postos de saúde a partir do dia 16 de abril, quando se encerra a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a fim de reduzir o contato, principalmente deste público com os idosos.



Ainda, paraos demais públicos que compõem o calendário nacional de vacinação, recomenda-se que também atualizem sua caderneta de vacinação, a partir do dia 16 de abril.