Fiscalização Integrada fecha estabelecimentos que descumprem decreto

Com base no decreto 060/2020, publicado no Diário Oficial do último dia 20, a equipe da Fiscalização Integrada, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) está realizando ações de fiscalização em comércios e espaços públicos no município. As medidas são para desestimular a circulação e a aglomerações de pessoas, que poderiam alastrar o alcance do novo coronavírus (Covid-19).

Na sexta-feira, os fiscais, juntamente com a Polícia Militar, percorreram os bairros de Cariacica Sede, Morrinhos, Vila Palestina Vila Capixaba, Campo Grande, entre outros, orientando os comerciantes a não colocarem as mesas usadas pelos clientes muito próximas, mantendo a distância mínima de um metro. Já os ambulantes que trabalham com vendas de alimentos, foram obrigados a retirar as cadeiras das calçadas e praças. Dessa maneira, o cliente após comprar o lanche não tinha como permanecer no local.

Ao todo, foram vistoriados mais de 25 estabelecimentos. De acordo com o gerente de Fiscalização Urbanística e supervisor da Fiscalização integrada, Jeferson Gomes Finco, a partir de agora, a fiscalização será permanente. No primeiro dia de vigência do decreto, o trabalho dos fiscais aconteceu à noite, mas eles também atuarão durante o dia.

A partir deste sábado (21), por determinação do Governo do Estado, haverá a suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais pelo prazo de 15 dias. A exceção são: farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, alimentação, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes. A suspensão não impede que o estabelecimento comercial realize entrega de produtos.

A medida também limita o horário de funcionamento dos restaurantes e lanchonetes até 16 horas para atendimento e consumo presencial, não se aplicando a referida limitação para retiradas no próprio estabelecimento e para entregas, delivery.

“Hoje, pela manhã, fechamos uma loja de departamentos instalada em um shopping da cidade que descumpriu essa determinação. Pedimos a todos que tenham compreensão e cumpram o decreto. Somente dessa maneira, conseguiremos conter o avanço dessa doença”, destacou Finco.

Carro de som e faixas

Além do trabalho das equipes da Fiscalização Integrada, a Prefeitura de Cariacica também está utilizando carros de som e faixas para solicitar aos cidadãos que não saiam de casa. O carro de som está percorrendo todos os bairros da cidade com uma mensagem pedindo que as pessoas evitem espaços com aglomerações, Já as faixas, foram colocadas em áreas públicas com grande concentração de pessoas.