Assistência entrega mais de 9 toneladas de mantimentos por meio do Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA)

Apesar da recomendação para evitar sair de casa, em virtude da pandemia de coronavírus (covid-19), muitos munícipes foram ao Banco de Alimentos Josué de Castro, nesta quinta-feira (19), por um motivo muito importante: buscar cestas de alimentos fornecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA).

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) que lança editais e os municípios interessados em receber o recurso se habilitam para participar. O critério para que o município seja contemplado é realizar a compra de agricultores locais que estejam inseridos no CadÚnico. Da mesma forma, as famílias contempladas devem estar inseridas neste mesmo cadastro, que tem como finalidade coletar dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para incluí-las em programa de assistência social e redistribuição de renda.

Ao todo foram entregues mais de 9 toneladas de alimentos, divididos entre dez entidades e 270 famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Para evitar aglomeração de pessoas, o que vem sendo amplamente repudiado pelas autoridades de saúde, o esquema das entregas foi definido previamente, conforme explica o gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Gilcimar de Oliveira.

“Compramos os alimentos ontem e colocamos em sacolas. Hoje não foi feito tumulto, colocamos as mesas para o lado de fora, uma equipe grande trabalhou e, à medida que os munícipes chegavam, entregávamos. Foi tudo bem organizado”, garante.

Para a secretária de Assistência Social, Solismara Delarmelina, o CDA só tem a somar ao município.

“Pois oportuniza duas pontas, o agricultor e os beneficiários, a prefeitura compra do agricultor para passar para as entidades e para os usuários, então a gente acaba girando a economia no próprio município e valorizando o potencial da cidade”, conclui.

As entregas são feitas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) sempre em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). As próximas  estão previstas para o dia 15 de abril.