Cultura adia Carnaval de Congo de Máscaras e outros eventos por causa do coronavírus

A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) irá adiar as programações artísticas na cidade devido à pandemia de coronavírus e em respeito ao Decreto 055/2020, publicado no Diário Oficial desta terça (17), que recomenda a supressão de eventos com aglomeração de pessoas para evitar a proliferação da doença. "Estamos iniciando uma batalha contra a expansão de um vírus que espalha-se rapidamente. E nessa batalha a melhor estratégia é diminuir a circulação de pessoas para que essas não sejam infectadas e não transmitam o vírus para outras pessoas", explica a secretária municipal de Cultura, Renata Weixter.

Dentro dessa determinação, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda d'Água, a maior expressão da cultura popular da cidade, que estava marcado para o dia de Nossa Senhora da Penha (20 de abril), terá que ser adiado para um período ainda não definido. As apresentações das bandas de congo que fariam um "esquenta" para o evento ao longo de março foram canceladas.

Toda a programação do Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, fica suspensa. O projeto "Vem Tocar Comigo", com aulas gratuitas de violão, teclado e flauta com os professores e músicos Fleverson Tavares e Jacyara Santana, que começaria nesta quinta (19), será remarcado.

A programação cultural e os cursos ministrados na Biblioteca Madeira de Freitas, em Campo Grande, também foram cancelados devido à pandemia que chegou ao Espírito Santo. O atendimento ao público e serviços como empréstimo de livros também estão suspensos.

Na Estação Cidadania Cultura, em Nova Rosa da Penha, a programação cultural da Praça CEU também será adiada. A Biblioteca Vila do Progresso, que funciona no mesmo local, não irá atender ao público. Em relação às atividades dos projetos sociais que acontecem na quadra, a recomendação é que os responsáveis adiem para outros períodos do ano. O Centro Histórico Eduartino Silva, em Cariacica Sede, só fará atividades internas, sem atendimento ao público.

Lei João Bananeira

Está mantido o período de inscrição do edital 2020 de Lei João Bananeira. Os artistas e produtores podem se inscrever até 24 de abril. Saiba mais clicando aqui: https://www.cariacica.es.gov.br/noticias/68022/lei-joao-bananeira-lanca-edital-2020-com-inscricoes-para-projetos-culturais-ate-24-de-abril

O expediente da Secretaria Municipal de Cultura, no Centro Cultural Frei Civitella, estará voltado somente à atividades internas e administrativas, de segunda a sexta, das 12h às 19h. Mais informações pelo 9 9502-0402. Não há atendimento ao público.

Por ocupar o segundo pavimento da secretaria, visitas à exposição de pinturas "Gesto, forma e cor: nestas tortuosas trilhas", de Fernando de Aquino, estão suspensas e serão retomadas com o fim da pandemia.