Agricultura faz entrega de cerca de 5 toneladas de alimentos

Não é novidade que frutas, verduras e legumes são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável, além de prevenirem diversos tipos de doenças, no entanto, nem todas as pessoas têm acesso à alimentação com qualidade. Para mudar essa realidade e garantir que os munícipes acompanhados pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) se alimentem bem, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) realizou, na manhã desta quinta-feira (05), a entrega de 400 cestas verde.

A entrega, que foi feita por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aconteceu no Banco de Alimentos Josué de Castro, em Rosa da Penha e, totalizando, foram doados em torno de 5 toneladas de comestíveis, divididos entre 400 famílias acompanhadas pelos Cras e pelos Creas e nove instituições. As doações são realizadas uma vez por mês.

A cesta verde é composta por frutas, verduras, legumes e peixes produzidos por 100 produtores rurais cadastrados no PAA. Os profissionais são da região de Mugumba, Boa Vista, Cachoeirinha, Roda D’Água e Sabão.

A dona de casa, Martha Santos, 60, conta que a ajuda chegou em boa hora.

“Me auxilia muito, pois estou desempregada. Depois que a gente passa dos 60 é difícil conseguir emprego, assim sendo, qualquer ajuda é muito bem-vinda”, conta ela, que é usuária do Cras de Porto Novo.

A nutricionista da Semap, Fernanda Uliana Callegari, explica que a mesma alegria sentida pelas pessoas que recebem as doações, também é sentida pelos produtores rurais, que veem no PAA uma forma de renda, já que o município compra a produção deles.

“Temos sempre retorno positivo dos produtores. O programa beneficia a todos: entidades, agricultores e famílias, ele ajuda a fomentar a economia local, pois a prioridade é comprarmos com produtores do município, o único produto que compramos fora são os ovos, pois não temos produtores locais”, explica.

O repasse para a compra dos alimentos é feito pelo Ministério da Cidadania. Esta foi a última entrega realizada com recursos repassados em 2019, agora, o município enviará uma ficha de demanda preliminar ao órgão solicitando verba para novas aquisições para, por conseguinte, realizar novas entregas.