Associação de Bandas de Congo ganha certificação da Secretaria de Cultura para concorrer a editais de incentivo

A Associação das Bandas de Congo de Cariacica recebeu, na manhã desta sexta-feira (28), uma certificação especial concedida pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). "Com esse ato significativo, a associação está apta a participar de editais de incentivo, leis de fomento do município, como a João Bananeira, por exemplo. Foi o resultado de um trabalho de formação e implemento que nossos profissionais desenvolveram junto aos representantes das bandas", sintetizou, comemorando a secretária municipal de Cultura, Renata Weixter.

A cerimônia de entrega foi no Gabinete da Prefeitura, com a participação do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho. "Cada vez mais, nossos artistas e produtores culturais se sentem com autonomia para desenvolverem seus projetos e suas criaçãos em nosso município por causa da estrutura montada e preservada em relação à legislação de incentivo cultural. Esse documento é mais uma vitória da nossa maior expressão cultural e apoio também à festa popular do Carnaval de Congo de Máscaras, em Roda d'Água", exaltou.

A associação é formada pelas bandas São Benedito de Piranema, Santa Izabel, São Benedito de Boa Vista, Unidos de Boa Vista, Mestre Tagibe, São Sebastião de Taquaçuru e as mirins de Mestre Tagibe e a de São Benedito de Piranema. Os grupos mantêm viva a tradição do Congo de Máscaras, quando celebram o dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, com muita música, dança e reza em Roda d'Água, num jeito único de tocar congo.