Após entrega do empreendimento Apolônio de Carvalho, Semdec inicia demolição das casas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) deu início, nesta quinta-feira (27), ao processo de demolição das casas que ficam às margens do Rio Formate, em Operário. As moradias pertenciam a famílias que foram contempladas com apartamentos do empreendimento habitacional Apolônio de Carvalho, entregue no último dia 18, no mesmo bairro.

No primeiro dia de trabalho pelo menos cinco casas foram demolidas, o número pequeno deve-se ao fato de que nem todas as residências estavam esvaziadas. Os moradores estão seguindo um cronograma de mudança pré-estabelecido pela Semdec e têm até 30 dias para mudar. A área desocupada será revitalizada e receberá obras de drenagem e pavimentação.

“Será dada continuidade a obra do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), que até então estava paralisada na região devido às construções que estavam na beira do rio”, explica o gerente de Habitação Social, Juliano Almeida.

O auxiliar de serviços gerais, Alessandro Silva, 46, acompanhou o trabalho de demolição da casa em que viveu por cerca de 15 com a esposa e dois filhos. Para ele, foi inevitável relembrar os dias de sofrimento passados ali.

“Toda vez que chovia era muita enchente, a gente já não estava aguentando mais, graças a Deus nos doaram o apartamento. Estou muito feliz de sair desse local, era preciso sair para um lugar melhor, depois dessa, nunca mais na vida eu compro casa em beirada de rio”, desabafou.

Entrega

O empreendimento habitacional Apolônio de Carvalho é uma modalidade mista que une os programas federais Minha Casa Minha Vida e Programa de Aceleração do Crescimento (Pac). São 120 apartamentos divididos em seis blocos, destinados a moradores que vivem às margens do Rio Formate e em demais áreas de risco em Operário e munícipes que foram cadastrados pela Semdec.

No último dia 18 os beneficiários compareceram à Escola Municipal de Ensino Fundamental Luzbel Pretti para assinarem o termo de posse. A dona de casa Lourdes Braz da Rocha, 53, morou às margens do rio por 16 anos e na última enchente foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros com os netos de 3 anos e 9 meses de idade.

“A gente só fazia chorar de medo da casa desabar. Graças a Deus conseguimos sair com vida. Estamos muito felizes, ter uma casa nova é um sonho realizado”, comemora.

À Caixa coube a responsabilidade pela obra e análise dos perfis das famílias, já a prefeitura teve a missão de cadastrar os munícipes no CadÚnico, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e na Gerência de Habitação da Semdec, além da execução do trabalho social com os futuros moradores do empreendimento. Em 2017 técnicos da Gerência de Habitação realizaram uma série de reuniões com os futuros moradores, o intuito do trabalho social preliminar era repassar todas as informações que a Caixa prevê através de suas portarias.

“O Projeto de Trabalho Social (PTS) foi desenvolvido pela prefeitura com recursos próprios, já o Plano de Desenvolvimento Sócioterritorial será executado por uma empresa especializada, o serviço será desenvolvido para criar autonomia do munícipe para que ele tome posse desse bem que está adquirindo, saiba a forma de cuidar e como viver em comunidade vertical que é o mais complicado”, explica a assistente social da Semdec, Kenia Andrade.

A entrega de unidades habitacionais é uma das marcas da gestão do prefeito Geraldo Luzia, o Juninho. Além do Apolônio de Carvalho está prevista, para este semestre, a entrega do empreendimento São Roque, em Padre Gabriel com 496 apartamentos. Já entrega do empreendimento Limão, no bairro Limão, está em fase de obras.