Ong em Nova Esperança recebe a visita do programa “Transparência Cariacica”

A tarde da última quinta-feira (20) foi especial para as crianças atendidas pela Ong “Fé e Alegria”, do bairro Nova Esperança. A Secretaria de Controle e Transparência (Semcont) esteve no local ministrando a primeira palestra de 2020 do programa “Transparência Cariacica”.

O encontro reuniu 48 crianças, com a faixa etária entre 10 e 14 anos. O tema da palestra foi “Transparência, Ética e Cidadania”, e buscou levar de forma lúdica e educativa às crianças informações de conhecimento e noções básicas de ética e cidadania. As palestras desenvolvidas no programa possuem uma linguagem simples e clara, de maneira que o público-alvo usufrua da melhor maneira possível do encontro.

A palestra foi conduzida pelo secretário Eliezer Soares, que usou a oportunidade para apresentar aos alunos o trabalho desenvolvido nas secretarias do município. O secretário ainda explicou que a importância da palestra vem da necessidade de preparação das crianças para a vida em sociedade, entendendo que seus direitos acompanham uma série de responsabilidades.

A assistente social Ariane Ribeiro Bergamin, 29 anos, destacou o valor da iniciativa na formação de uma consciência cidadã. “Temos que debater assuntos que desde cedo estão ao nosso redor como sociedade, e o tema cidadania é de suma importância na formação social das crianças, que certamente levarão esses conhecimentos para dentro de casa”, destacou.

As crianças ainda receberam uma cartilha com pequenas orientações educativas que conscientizam a necessidade de refletir e contestar pequenas condutas antiéticas, que podem ser vistas em nosso dia a dia.

Transparência Cariacica

O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência tem como objetivo levar a instituições como colégio, faculdades, associações representativas da sociedade civil, ONG´s, igrejas, empresas ou outras organizações, informações sobre às atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Cariacica.