Cultura lança edital de parcerias com organizações civis para o Carnaval de Congo de 2020

A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) lançou no Diário Oficial o edital de parcerias com organizações da sociedade civil interessadas em realizar o Carnaval de Congo de Máscaras que, neste ano, está marcado para 20 de abril, em Roda d'Água. De acordo com o documento, podem participar entidades privadas sem fins lucrativos, sociedades cooperativas de cunho social e entidades religiosas com projetos de interesse social. 


O escolhido terá à disposição recursos no valor total de R$ 80 mil. 


As propostas serão avaliadas pela Comissão de Seleção atendendo aos critérios de julgamento. Os detalhes estão no Edital de Chamamento Público nº II/2020, publicado no site da Prefeitura de Cariacica, na página da Semcult, na aba “Chamamento público para o Carnaval de Congo de Máscaras 2020”. O edital e seus anexos podem ser acessados clicando nos links ao final desta matéria.


Entrega das propostas 

As propostas deverão ser encaminhadas em envelope fechado e com identificação da instituição proponente e meios de contato, com a inscrição “Proposta –Edital de Chamamento Público nº II/2020 – Carnaval de Congo de Máscaras 2020 – Cariacica/ES”, e protocoladas, no Protocolo Geral da Prefeitura de Cariacica, que fica na sede administrativa, no trevo de Alto Lage, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. 


A inscrição vai até 20 de março. 


O resultado final, incluindo avaliação de recursos caso haja, será divulgado em 30 de março. 


Carnaval de Congo 

O carnaval de congo de máscaras faz parte de uma tradição iniciada no século XIX. Como a distância até o Convento da Penha era muito longa, os moradores da região rural de Roda D’Água trataram de expressar seu amor pela Virgem Maria, celebrando a santa em Cariacica mesmo, com o batuque e a alegria das bandas de congo. 

Na época, escravos e ex-escravos não podiam participar do evento. A forma de driblar a proibição era se fantasiar com máscaras artesanais feita à próprio punho e forrar o corpo de folhas de bananeira, além de tecidos coloridos.  A prática acabou dando origem ao personagem símbolo do carnaval, o João Bananeira. A figura folclórica extrapolou de tal forma que hoje é símbolo do município. 


Serviço:


Edital de chamamento para organizações sociais interessadas em realizar o Carnaval de Congo


Inscrições: até 20 de março.


Onde: Protocolo Geral da Prefeitura de Cariacica, na sede administrativa, no trevo de Alto Lage. Segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. 


Informações: (27) 3346-6343.


Confira o edital de Chamamento Público para o Carnaval de Congo de Máscaras 2020 (clique em cada link)



Edital de Chamamento Público nº II/2019 

Anexo I – Declaração de Ciência e Concordância 

Anexo II – Declaração de instalações e condições materiais 

Anexo III – Declaração e relação dos dirigentes da entidade 

Anexo IV – Modelo de plano de trabalho 

Anexo V – Termo de referência 

Anexo VI – Declaração da não ocorrência de impedimentos 

Anexo VII – Declaração de contrapartida 


Anexo VIII - Declaração que não ocupa cargo ou funções públicas