Lei João Bananeira: fotógrafos de artes visuais promovem oficinas de gravação de imagens com estudantes

Os fotógrafos e artistas visuais Ramon Oliveira e Camila Limão vão botar a garotada da Escola Estadual de Ensino Médio Hunney Everest Piovesan, o Polivalente em Morada de Santa Fé, para ampliar o seu olhar sobre o cotidiano e o espaço que ocupa por meio de técnicas de gravação de imagens. É o projeto "Cianotipia na Escola", que vai entrar no dia-a-dia do colégio a partir de segunda (17), no turno matutino. Trinta estudantes irão aprender, na oficina, como captar e gravar imagens de forma artesanal. O que for captado por meio de câmera escura ou pinhole vai ser impresso utilizando um processo químico diferente, que privilegia as cores. O projeto recebeu apoio da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). O investimento foi de R$ R$ 21.907,82.


Geralmente, a impressão na fotografia envolve elementos como sais de prata. No projeto, os participantes irão manipular dois sais ferrosos: citrato férrico amonical e ferricianeto de potássio. As reações dos elementos, quando expostos à luz natural, rende variados tons de azul nas imagens fotografadas. "Poderíamos levar a qualquer grupo mas optamos pela escola por ter um laboratório de química bem equipado e também por ser um local de geração e compartilhamento de conhecimento. Queríamos colocar um pouco de aspecto lúdico nesse cotidiano e nesse processo de aprendizagem", planeja Oliveira, que é morador de Vera Cruz e finaliza o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 


Reflexões


A oficina ao mesmo tempo em que apresenta as técnicas também vai estimular reflexões. "Vamos propor um estímulo de questionamento de olhares sobre a cidade, discutir territorialidade e a maneira como ocupamos os espaços urbanos. Cariacica não pode ser encarada como cidade-dormitório. Vamos estimular nos alunos a partilha de vivência e de como é construída uma identidade com a cidade, a questão da memória afetiva e levar todo esse conteúdo na elaboração das imagens", destaca.


O trabalho irá render uma exposição a ser inaugurada na escola na sexta (21).