Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica pode representar economia de R$ 3 milhões

Por meio de uma parceria, EDP Escelsa e a Prefeitura de Cariacica promoveram a capacitação de servidores do município que, como produto final, apresentaram o Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica (Plamge). O plano aponta o diagnóstico das unidades e equipamentos públicos, identificando ações que podem gerar a economia que supera os R$  3 milhões em quatro anos.

A cerimônia de entrega do Plamge e certificação dos servidores foi realizada na tarde desta quarta-feira (12), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica. Estiveram presentes o prefeito, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, o vice-prefeito Nilton Basílio Teixeira. Também os secretários municipais de Gestão e Planejamento (Semgeplan) e Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Rodrigo Magnago e Claudio Denicoli.

Entre as ações propostas no Plamge, a Unidade de Gestão de Energia Elétrica Municiapl (UGEM), formada pelos servidores certificados, estão projetos que tem como objetivo a substituição dos aparelhos de ar-condicionado do Palácio Municipal, a troca e modernização da iluminação de equipamentos públicos, adaptação de chuveiros e torneiras de algumas escolas para um sistema termosolar, além da instalação de iluminação mais eficiente em quadras de esporte.

A coordenadora de Estruturação Urbana, Marissol Vieira conta sobre o curso de capacitação da Ugem: “Foram oito meses de curso, no final ficaram oito servidores que foram certificados. Ao longo desse tempo, recebemos diversas aulas sobre economia e uso sustentável da energia, vimos as unidades consumidoras, as que gastam mais, vimos como identificar problemas no consumo, para verificar se a EDP esta fazendo a cobrança certa. Fizemos visitas técnicas em escolas, unidades de saúde, fomos no palácio, vimos como a energia chega nesses lugares.”

A coordenadora ainda deu detalhes sobre os objetivos do Plamge e como os projetos devem economizar após a implementação: “A EDP todo ano abre um edital, em que recebe projetos. A ideia é a gente criar projetos e apresentar nesses editais, se esses trabalhos ganharem, a EDP custeia a implementação deles. O Plamge tem esses projetos que nós elaboramos, de como o município gerir eficientemente a energia, economizar e monitorar como a energia vem sendo gasta. Ao longo de quatro anos isso pode gerar uma economia de até 3 milhões de reais.”

Engenheiro e professor da Ugem de Cariacica, Luiz Felipe Pacheco participou da entrega do Plamge por videoconferência. Ele apresentou o diagnóstico feito pela turma de Cariacica e explicou o objetivo da EDP com este programa. A motivação da EDP ao criar esse programa é atuar na mudança dos hábitos das pessoas, com efeitos num consumo de energia sustentável. Queremos mudar o perfil destes consumidores", externou Pacheco.

Ao final do evento, o prefeito Juninho disse que é importante que o Plamge se torne perene. "Uma das premissas da nossa gestão tem sido, desde o primeiro dia à frente da Prefeitura, enxugar os custos não essenciais por meio de gestão eficiente. Foi assim na redução de secretarias, na adoção de medidas para diminuir o consumo de energia elétrica, telefonia e combustível, entre outros. Este programa, em parceria com a EDP, se encaixa justamente neste perfil que aplicamos. Além do plano de gestão da energia elétrica que vai balizar novas ações, qualificou servidores que permanecerão na administração municipal, fazendo das boas práticas um padrão na cidade", comentou Juninho.

Texto: Maria Clara Stecca

Jornalista responsável: Alcione Coutinho