Projeto busca identificar e formar lideranças jovens por meio do esporte

O trabalho de inclusão, identificação e formação de novos líderes ganhará destaque no novo projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), o Desporto Comunitário Jovem. O projeto, que fará parte do Programa “Cariacica Saudável”, apresenta um conceito inovador, que visa identificar lideranças jovens, por meio do ensino de atividades desportivas e paradesportivas.

A proposta é oferecer a adolescentes e jovens com idade entre 13 a 20 anos alternativas de modalidades desportivas escolhidas por eles e que promovam melhor integração das famílias, sobretudo, o desenvolvimento do cidadão. Além, é claro, da melhoria da condição física de todos os praticantes. Vale ressaltar que, todas as atividades desenvolvidas no projeto, serão escolhidas, pensadas e planejadas por meio da participação das lideranças juvenis.

Desde a segunda-feira (10), todas as estruturas da Estação Cidadania-Esporte estão disponíveis a receber os jovens que estão iniciando as atividades do projeto. Os encontros acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h. No decorrer do projeto, ocorrerão também diversas reuniões com os participantes. A intenção é elaborar um cronograma das práticas que serão desenvolvidas durante todo o ano.

Para quem deseja ser uma liderança jovem, as inscrições estão abertas. Para isso, basta comparecer à Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília, das 6h às 22h, na Gerência da Semesp. Não esqueça de levar o documento de RG original. No ato da inscrição, é realizada avaliação do IMC, além do preenchimento da declaração de responsabilidade. Aos menores de idade, é indispensável a presença do responsável legal.

Todas as atividades serão acompanhadas por professores de Educação Física, pedagogos e estagiários, que permanecerão no local durante a execução dos trabalhos. Dentro de uma periodicidade pré-estabelecida, haverá reuniões de planejamento de todo o processo de ensino e aprendizagem que serão conduzidos por um profissional da área de Pedagogia, juntamente com os jovens.

Idade: 13 a 20 anos

Horário: das 6h às 22h

Local: Gerência da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília

Quando: segundas, quartas e sextas-feiras