Boa Vista homenageia músicos capixabas no Sambão do Povo

Pentacampeã do Carnaval capixaba, a Independente de Boa Vista, representante de Cariacica no Grupo Especial, vai levar a música capixaba para a avenida. A busca da sexta estrela fará uma grande reverência e homenagem aos artistas e bandas capixabas, do passado e do presente, que se destacam nos palcos do Espírito Santo, do Brasil e do mundo. Com o enredo "O voo da Águia anuncia: A festa é Boa pode chegar. Ao som de uma linda sinfonia. A música capixaba celebrar!", a escola de Itaquari será a quarta a desfilar, no próximo sábado (15), na passarela do Sambão do Povo, em Vitória.

"Será sem dúvida um carnaval especial e muito emocionante! Vamos homenagear nomes como Maurício de Oliveira, Natercia Lopes, Alemão do Forró, Mamíferos, Lula de Vitória, Carlos Papel, Amaro Lima, Manimal, Casaca, Macucos, a galera do festival Dia D, Xiru do Sul, Beto Kauê, Andréa Nery e Edson Papo Furado, entre outros. É um orgulho levar esses artistas para o Sambão do Povo", comemorou Emerson Xumbrega, presidente e intérprete da Boa Vista. Entre os destaques, que são músicos, está confirmada a presença do pequeno Jeremias Reis, de 12 anos, campeão do The Voice Kids 2019, e que irá representar os futuros cantores.

Os compositores do samba são Sidney Myngal, Ciraninho de Castro, Emerson Xumbrega, Flavinho Bento e Bid do Cavaco. Quem comanda a bateria da Águia Furiosa é o Mestre Gustavo.

A rainha de bateria é Fabíola Monteiro. A rainha da diversidade é Amanda Drumond. O casal de mestre-sala e porta-bandeira são Bruno Simpatia e Vanessa Benittez. Já o carnavalesco é Robson Goulart que, na sua vasta carreira, já teve passagens em escolas de samba do Rio de Janeiro, como Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Ponte e a Inocentes de Belford Roxo.

Desfile

A Águia de Itaquari entra com 1500 componentes, divididos em 20 alas, e com quatro carros alegóricos e dois tripés.

Cada ala irá lembrar um ritmo típico capixaba ou um artista nascido no Espírito Santo. A comissão de frente irá representar um programa de rádio, primeira vitrine de muitos cantores daqui.

Os carros irão fazer referência a estilos marcantes da história da música. O carro abre-alas abordará a música clássica. Já o segundo carro será palco da bossa nova e do rock. Na terceira alegoria, o axé e o forró, muito consumidos por aqui, serão representados pelas presenças do cantor Beto Kauê e do Alemão do Forró.

Roberto Carlos, o maior dessas referências, será lembrado ao longo do desfile. Bem como Nara Leão, a musa da bossa nova. A Boa Vista também fará homenagem ao cantor e compositor Alexandre Lima, da banda Manimal, criadora do ritmo "rockongo" (mesclando rock e congo) e que adoeceu após sofrer um aneurisma em 2013 e teve que se afastar do cargo de secretário de Cultura de Vitória. Ele será representado por uma escultura.

Breve história

Fundada em 14 de outubro de 1975, a escola de samba de Cariacica nasceu como bloco e estava ligada ao time de futebol do bairro de Itaquari. Ela foi evoluindo, animando mais a comunidade e os bairros vizinhos e se tornou escola concorrendo no desfile do Carnaval de Vitória desde 1984.

A agremiação chega aos seus 45 anos conquistando cinco títulos. Os triunfos são de 2010, 2012, 2014, 2017 e 2019. No ano passado, a vitória veio numa homenagem aos 90 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Cante o samba:

Samba-enredo de 2020 da Boa Vista

Letra

"O voo da Águia anuncia: a festa é boa, pode chegar, ao som de uma linda sinfonia, a música capixaba celebrar".

Compositores: Sidney Myngal, Ciraninho de Castro, Emerson Xumbrega, Flavinho Bento e Bid do Cavaco. Intérprete: Emerson Xumbrega

A música faz emocionar

Sou capixaba o grande artista

A voz do povo vai ecoar

Canta Boa Vista

Voa nas ondas da rádio

Minha Águia voa

Baila no céu de notas musicais

O mestre dedilhando a viola

Fez escola na canção da paz

Mas olha...

Olha que coisa mais linda mais cheia de graça

Da bossa nova vou a jovem guarda

Pra recordar filhos do nosso chão

Pelo som da correnteza acordes de rara beleza

Revelam uma nova geração

Água de benzer veio te chamar

Hoje é o dia D

Rock vai rolar

Viva Alex viva na avenida

O nosso congo bota pra “pocar”

Em versos

Cruzei o espaço

No tom da casaca

Orgulho pra nós

Puxa o fole sanfoneiro

Ninguém pode ficar só

Nessa noite de luar

E tome forró

Axé... Me agarrei no trio da folia

Reggae, rap, funk em união

Anjo preto,

O samba é oração!

Espírito Santo

Chegou nossa hora

Nem tudo que é bom vem de fora!