Passado do Educandário Alzira Bley vira documentário com recursos da Lei João Bananeira

O local foi lugar de passagem para gerações de mais de três mil crianças que, ao longo de seis décadas, tiveram que crescer longe de seus pais. O Educandário Alzira Bley, em Vila Cajueiro, região de Itanhenga, acolhia, desde 1940, os filhos sadios das pessoas acometidas por hanseníase e internadas no Hospital Pedro Fontes, no mesmo bairro.  Esses meninos e meninas estudavam na escola e viviam por lá, que as acolhia com estrutura de orfanato. 


As lembranças de quem estudou ou trabalhou por lá são recuperadas no documentário "O Educandário Alzira Bley como Lugar de Memória". A obra, que está em fase de montagem do material, foi feito por meio de recursos da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), no valor de R$ 16.157,50. Quem assina a direção é o cineasta Judeu Marcum, com roteiro e pesquisa histórica do arquivista Anderson Gomes Barbosa. 


O filme tem previsão de lançamento para abril, na época das comemorações dos 80 anos de fundação da instituição. "Iremos entregar um filme de 28 minutos que aborda o quanto significou o Educandário para a infância e crescimento daquelas pessoas. Entrevistamos e apuramos com os antigos internos o cotidiano de quem cresceu tendo o direito de ver os pais apenas três vezes ao ano como no Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal", sintetiza o arquivista. Entre os entrevistados, uma antiga moradora do Hospital Pedro Fontes, cujos filhos estudaram no Alzira. 


Ele explica que o regime de internato durou dos anos 40 até 1978. A partir de então, com as mudanças na legislação e em novas políticas de assistência à infância, o local foi reformulado e passou a atender a crianças e adolescentes de famílias carentes na região, principalmente de Nova Rosa da Penha. Atualmente, apesar do nome “educandário”, a instituição não é uma escola nem um orfanato, mas oferece atividades esportivas, recreativas e de atenção básica.


Além do filme, a equipe pretende lançar uma exposição fotográfica sobre os bastidores do filme além dos aspectos arquitetônicos do prédio histórico.