Estudantes da rede municipal de Ensino voltam às aulas em Cariacica

A rede municipal de ensino de Cariacica voltou às aulas nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, com diversas novidades para os mais de 48 mil alunos matriculados nas 112 escolas do município. Neste ano letivo, os alunos contam com kits escolares, laboratórios móveis de informática e brinquedos pedagógicos.

O início das atividades foi marcado com duas solenidades. A primeira, durante a manhã, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Álvaro Armeloni, em Oriente. E a tarde, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rafael Capucho, em Alto Boa Vista. Juntamente aos pais, os estudantes da unidade receberam os kits escolares.

O secretário municipal de Educação, José Roberto Martins de Aguiar, destacou durante o evento quais são as novidades que os alunos do município podem esperar para esse ano. “É com muita satisfação que 2020 se inicia com diversas inovações na educação. Todas essas novidades são importantes e agregarão ao ensino dos nossos alunos”, conta.

A aluna do 3º ano Maria Eduarda Costa Lemos, de 7 anos, ficou contente com os materiais que recebeu para iniciar o ano. “Eu fiquei muito feliz em poder receber esse material”, comemora. E quem também ficou satisfeita foi a Adriana, mãe da estudante, que irá complementar os materiais da filha com os que foram entregues. “Nós ficamos muito contentes em receber esse material, vai nos ajudar muito. Nesse momento de adversidade que o país se encontra, o kit veio em uma boa hora”, relata.

O prefeito em exercício, Nilton Basílio, esteve presente nos eventos e destacou que "os pais são importantes aliados na educação das crianças".

Estiveram presentes também a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mara Tosato, líderes comunitário e representantes da Câmara Municipal de Vereadores.

O diretor do departamento de atenção à juventudade e à adolêscencia do Ministério da Cidadania, Anderson Pavin, esteve presente na entrega dos kits no período vespertino. A visita fez parte do cronograma de atividades realizados no município, pelo Ministério, para estudos da implementação da 2ª fase do projeto "Em Frente, Brasil".

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) já realizou a entrega dos kits escolares em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). A previsão é de que até o final da primeira quinzena do mês, todas as EMEFs recebam os materiais.

Já para a última semana de fevereiro, está prevista a entrega de uniformes escolares para os estudantes da rede.

Outras novidades

Alinhando brincadeira a educação, serão implementados nos Cmeis do município playgrounds que contarão com escorregadores e gangorras.

Além disso, a Seme fornecerá laboratórios de informática móveis aos alunos do ensino fundamental, para que atividades ligadas ao mundo da informática sejam desenvolvidas em sala de aulas. Os laboratórios contarão com 30 notebooks e serão distribuídos nas unidades de ensino ao longo do ano.

Calendário

A Seme divulgou no último mês os calendários para o ano letivo de 2020. Nos calendários escolares estão definidos os períodos de planejamento, avaliação institucional, conselhos de classe, férias, formação integrada e de serviços, início e fim dos trimestres e todos os feriados nacionais e municipais.

Você pode conferir os calendários clicando aqui.

Confira a lista de materiais dos kits escolares clicando aqui.