Cinecrew encerra projeto apoiado pela Lei João Bananeira com grafitagem nos muros da Fraternidade Tabajara

Os integrantes do coletivo Cinecrew encerraram o projeto apoiado pela Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), com uma ação voltada para a arte urbana. Os seis artistas grafitaram 100 metros do muro do Santuário de Umbanda Fraternidade Tabajara, em Tabajara, templo religioso considerado uma das sete maravilhas turísticas de Cariacica.

O tema grafitado foram os orixás, as principais entidades espirituais cultuadas pelas religiões de matriz afro-brasileira como Umbanda e Candomblé. Iemanjá, Oxóssi, Ogum, Oxalá, Xangô, entre outros, fazem parte de uma galeria colorida e alegre que inclui também representações do Monte Mochuara, do congo e da fachada do santuário. As pinturas comemoraram os 80 anos de fundação do santuário e foram concluídas na última semana de janeiro.

"Tudo o que fizemos de novembro até este ano foi levar a cultura hip hop com filmes, música, produção cultural abordando combate ao preconceito e ao racismo e empoderamento negro. Na grafitagem no santuário, a gente valorizou as religiões de matrizes africanas e promoveu uma reflexão sobre o respeito às diversidades e o combate à intolerância religiosa", sintetiza um dos organizadores, o cineclubista, rapper e produtor cultural André Lucas, de 20 anos, morador de Cariacica Sede e atualmente estudando Direito numa faculdade particular.

Cinecrew

O projeto Cineclube Cinecrew realizou uma grande mobilização a partir de novembro de 2019 que incluiu uma caravana que passou por Cariacica Sede, Nova Rosa da Penha, São João Batista, Nova Esperança levando cineclube, oficinas de grafite, show e batalha de rap. A programação envolveu a exibição de filmes sob temática de empoderamento negro e oficinas de arte e beleza afro em escolas públicas e também ao ar livre, ocupando praças. Mais de 500 pessoas aderiram às atividades. A iniciativa ganhou recursos da Lei João Bananeira no valor de R$ 21.773,10.