Biblioteca Pública de Cariacica incentiva hábito de leitura

As férias estão quase chegando ao fim, mas ainda há tempo de fazer algumas leituras. Já diz o ditado que quem  bem ler, bem fala e bem escreve. Nunca é tarde para criar um hábito de leitura, e por isso a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande, está de portas abertas pra quem deseja se aventurar no mundo dos livros.

O espaço conta com 840 leitores cadastrados, e um acervo variado com 20.000 exemplares, com livros nacionais, estrangeiros e de autores cariaciquenses, de conteúdo adulto, infantil e infanto-junenil. Dos exemplares o maior contingente são de livros de literatura. Entre as obras mais pedidas estão a série de livros do Harry Potter, Desventuras em série e os gibis da Turma da Mônica. Os quadrinhos da Mafalda também se destacam, que apesar de seu conteúdo mais crítico faz sucesso tanto com adultos como com o público infantil.

A bibliotecária e coordenadora geral da biblioteca municipal, Júlive Santos, acredita que o espaço serve como um ambiente de inclusão e magia, e que deve ser desmitificado.

"A biblioteca é um lugar de inclusão social, e de cultura e lazer, não somente de leitura, buscamos sempre promover eventos culturais, cursos, oficinas e rodas de conversa afim de acabar com a ideia de que a biblioteca é um lugar monótono ou chato", afirma.

Júlive também enxerga nas bibliotecas um potencial para formar cidadãos mais críticos.

"A biblioteca é um local de enriquecimento cultural que influência não só na melhora da escrita e da fala, mas como no comportamento e formação do indivíduo", argumenta.

Entre os cadastrados, existe um público variado desde crianças até pessoas idosas. Uma leitora assídua é Dulce Walter  de 60 anos. A aposentada frequenta a Madeira de Freitas há cerca de 4 anos, adquiriu o hábito de leitura ainda na adolescência, e acredita que a biblioteca pública é um local de incentivo a jovens que não tem acesso a literatura de outra maneira.

"Acredito que todo município deva ter uma biblioteca pública, pois a leitura é de grande importância sempre", diz a aposentada. Dulce revela ainda que seus livros favoritos são os de romance e suspense.

Cada usuário pode realizar o empréstimo de até 5 obras por um período de 15 dias e caso seja necessário, na data prevista podem  renovar o prazo de devolução dos livros.

Para se cadastrar na biblioteca é necessário levar RG ou outro documento com foto / certidão de nascimento, CPF e Comprovante de residência. Em casos de crianças e adolescentes, é preciso que o pai ou responsável faça o cadastro e em seguida o da criança para que haja a vinculação dos cadastros.

Funcionamento:

Segunda a sexta, das 8h às 16h.

Endereço:

Rua Santa Marta, 12, Campo Grande. Próximo ao Supermercado Carone.

Como doar:

Podem ser realizadas doações para o acervo durante todo ano, basta  entrar em contato com a Biblioteca e agendar uma ida para a seleção do material com a equipe bibliotecária.

Telefone: 3386-3376

Outras bibliotecas do município:

Além da Biblioteca Madeira de Freitas, no município existem ainda mais duas bibliotecas: a de Vila Progresso, em Nova Rosa da Penha II e a Biblioteca Comunitária, no Centro Histórico de Cariacica Sede.

Texto: Lydia Lourenço

Jornalista responsável: Alcione Coutinho