Escolas municipalizadas ampliam rede de ensino em Cariacica

A rede municipal de ensino de Cariacica está maior! Neste ano, seis escolas foram municipalizadas e, com isso, mais de 4 mil alunos foram integrados a rede. Com a ampliação, o município passa a ofertar mais vagas anualmente.

O secretário municipal de Educação, José Roberto Martins, explica que a ação de municipalização acontece para reorganizar a oferta de educação, uma vez que o município se especializa nas áreas de educação infantil e ano iniciais do ensino fundamental e o Estado se dedica a oferta no ensino fundamental e médio. “A municipalização das escolas auxiliou Cariacica na organização do fluxo escolar, uma vez que nessas regiões a oferta de vagas na educação infantil estava defasada”, relata.

As nomenclaturas das unidades de ensino foram alteradas de acordo com a resolução 01/2008 do Conselho Municipal de Educação de Cariacica. Sendo assim, passam ser Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) as unidades General Tibúrcio (Porto de Santana); Manoel Paschoal de Oliveira (Nova Canaã); Celestino de Almeida (Bela Vista); Tiradentes (Bela Aurora); Zaíra Manhães de Andrade (Nova Rosa da Penha I) e Professora Mariuza Schin (Nova Rosa da Penha II).

Novas vagas

Para este ano, a seis escolas municipalizadas ofertaram 705 vagas na Chama Pública, que ocorreu entre 8 e 17 de janeiro.

Do montante de vagas ofertadas, 273 ainda não foram ocupadas. Os pais ou responsáveis interessados em obter vaga em umas das escolas recém municipalizadas devem procurar a unidade de interesse entre os dias 27 de janeiro e 13 de fevereiro para pleitear uma vaga.

Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de Nascimento (cópia); histórico escolar/declaração de transferência; comprovante atual de residência em nome dos pais ou responsáveis (cópia). Caso a família seja beneficiária de programas como o Bolsa Família, é preciso levar uma cópia do número do NIS da criança ou adolescente. Caso o pretendente possua alguma necessidade especial, seja física ou intelectual, é necessária a apresentação de laudo médico.

Confira abaixo as escolas e os endereços completos

- Escola Municipal de Ensino Fundamental General Tibúrcio, localizada na rua Gabino Rios, Porto de Santana, Cariacica.

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Paschoal de Oliveira, localizada na avenida Nova Canaã, Nova Canaã, Cariacica. Oferta de turmas de 1º ao 8º ano. No processo a partir do dia 27 de fevereiro, a oferta será do 3º e 4º ano.

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino de Almeida, localizada na rua Blumenau, Bela Vista, Cariacica.

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada na rua Ferro e Aço, Bela Aurora, Cariacica.

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaíra Manhães de Andrade, localizada na rua Quinze, Nova Rosa da Penha I, Cariacica. Oferta de turmas de 1º ao 9º ano. No processo a partir do dia 3 de fevereiro, a oferta será do 1º ao 6º ano.

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Mariuza Schin, localizada na rua Noventa e Cinco, Nova Rosa da Penha II, Cariacica.