Comitê de Prevenção de Desastres Naturais se reúne para discutir ações

Com a previsão de fortes chuvas para os próximos dias, o Comitê de Prevenção de Desastres Naturais do município reuniu-se no Gabinete do Prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, para discutir as ações a serem adotadas nesse momento. O encontro aconteceu, na manhã desta quarta-feira (22), e contou com a presença dos secretários de Obras, Serviços, Defesa Social, Saúde, Assistência Social, Educação, Governo e vice-prefeito.

Por conta dessa previsão, as equipes da Defesa Civil estão nas ruas realizando monitoramento de áreas críticas e identificando locais que possam estar apresentando perigo para a população. Assim como, atuando na observação das regiões ribeirinhas dos rios Formate, Marinho e Bubu. As equipes estão em alerta 24 horas por dia. O cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 98831-6000.

Desde 2013, o município vem trabalhando de forma a realizar obras em áreas de risco que contribuam com a segurança e bem-estar do cidadão. Inclusive, foram entregues obras de muros de contenção em vários bairros da cidade. A soma desse investimento chega a mais de R$ 8 milhões.

São eles: Porto de Santana (Rua Manoel Coutinho), Santana (Rua André do Espírito Santo), Itanguá (Rua Três de Outubro), Itacibá (Rua Imaculada Conceição), Sotelândia (Rua São Francisco de Assis), Vista Mar (Rua Ferro e Aço), Vista Mar (Rua Alberto Marinho), Vale Esperança (Rua Dionísio Gomes), Santo André (Emef Flor do Campo), Padre Gabriel (Rua Eloy da Penha), Vila Prudêncio (Rua Aildon Daniel Muqui), Aparecida (Rua Rei Pelé), Sotema (Rua Pedro Nolasco), Porto de Santana (Morro do Sesi) e Itaquari (Rua Engenheiro José Maria).

Além disso, a cidade ganhará em breve outros seis muros de contenção nos bairros de Aparecida (Rua dos Bacanas), Nova Rosa da Penha (Rua 103), Itaquari (Rua Nelson Monteiro), Aparecida (Rua da Vitória), Jardim América (Rua Cândida de Oliveira) e Vila Isabel (Rua Getúlio Vargas). O total de investimentos dessas obras é de cerca de R$ 10 milhões.

O município também vem atuando em outra frente de trabalho, como forma de prevenção que consiste na limpeza de canais e galerias. Cariacica possui 166 canais, totalizando 55 km. A Secretaria Municipal de Serviços (Seminfra) tem como meta a limpeza dos canais com intervalo de até seis meses. Alguns são limpos de oito em oito meses.

Dentro das ações realizadas pela Prefeitura está a instalação de Geomantas. O município conta com esse benefício desde 2014. O material que recobre o terreno é resistente, impermeável e durável. Além disso, garante a proteção contra raios UVA e UVB. A geomanta impermeabiliza o solo, evitando o contato com a água e possíveis deslizamentos devido ao peso da terra encharcada.

A proteção foi aplicada em morros nos bairros de Porto de Santana, Itanguá, Oriente, Bandeirantes, Nova Canaã, Alto Lage, Campo Grande, Sotelândia e Aparecida. Desde a instalação, não houve registro de deslizamento nesses terrenos. Aproximadamente 30.000 m² de geomanta já foram instalados. Os investimentos são de R$ 5 milhões.

A Secretaria Municipal de Defesa social (Semdefes) irá instalar mais cinco geomantas. Elas trarão mais proteção à encostas e barrancos nos bairros Oriente e Alto Lage, que estão na fase de preparação do terreno, e nos bairros Bandeirantes, Porto de Cariacica e Vila Palestina, que estão na fase contratual.