Geomanta: proteção contra deslizamentos é instalada em Aparecida

O trabalho da Defesa Civil não fica restrito ao atendimento emergencial durante as chuvas. Durante todo o ano, a equipe municipal, ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdefes), desenvolve atividades de monitoramento em áreas de risco e conscientização dos moradores. No bairro Aparecida, por exemplo, está sendo instalada mais uma geomanta que irá prevenir deslizamentos na região.

A estrutura, localizada na rua Bela Vista II do bairro, é a segunda a ser instalada na região e abrange a área de três casas e uma igreja. O investimento é de R$ 197.083,14.

Um dos beneficiados com a obra é o Sebastião de Oliveira, pastor da igreja onde parte da geomanta foi instalada. “A geomanta é uma obra muito importante para nós, pois as casas e a igreja corriam risco de desabar em chuvas mais fortes. Agora estamos protegidos”, relata.

O município, desde 2014, conta com o benefício da geomanta. A proteção foi aplicada em morros nos bairros de Porto de Santana, Itanguá, Oriente, Bandeirantes, Nova Canaã, Alto Lage, Campo Grande, Sotelândia e Aparecida. Desde a instalação, não houve registro de deslizamento nesses terrenos.

A Semdefes irá instalar mais cinco geomantas. Elas trarão mais proteção à encostas e barrancos nos bairros Oriente e Alto Lage, que estão na fase de preparação do terreno, e nos bairros Bandeirantes, Porto de Cariacica e Vila Palestina, que estão na fase contratual.

Instalação

Tudo funciona assim: são feitas a limpeza e a regularização do terreno, roçando o matagal que cresceu ao longo da encosta. O passo seguinte é a proteção mecânica, que consiste no jateamento da área com uma argamassa. Nesta etapa, os profissionais aplicam o material utilizando técnicas de rapel. Por fim, pinta-se toda a superfície de verde para melhorar a aparência.

O material que vai recobrir o terreno é mais resistente, impermeável e durável que uma lona plástica. Além disso, tem garantida a proteção contra raios UVA e UVB. A geomanta impermeabiliza o solo, evitando o contato com a água e possíveis deslizamentos devido ao peso da terra encharcada.