Cras de Sotelândia promove oficina de protagonismo juvenil

Engajar os jovens para temas como liderança, mercado de trabalho e protagonismo social, para que sejam agentes de mudança de suas vidas e da comunidade onde vivem. Esse foi o objetivo da oficina de protagonismo juvenil realizada na manhã desta quinta-feira (16) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sotelândia.



A oficina foi ministrada pela pedagoga do Centro de Integração Empresa-Escola (CiEE), Lídia Cunha Freire Fernandes, que tratou da importância do envolvimento dos jovens em questões sociais ligadas à sua própria comunidade. Além de abordar os meios e requisitos necessários para ingresso no mercado de trabalho.



Para o coordenador do Cras de Sotelândia, Ireudes Luiz da Silva, esse tipo de ação cria oportunidades para que o jovem tenha maior autonomia. “A juventude é o futuro. Quando você demostra possibilidades a esses jovens, orientando e educado, isso pode contribuir para um quantitativo educacional mais elevado”, salienta.


Ele ainda destaca que os participantes tiveram a oportunidade de fazer inscrição em um banco de dados que possibilita o acesso de empresas aos seus currículos. “Esses jovens tem a oportunidade de superação da situação de vulnerabilidade por meio da inserção no mercado de trabalho”, afirma.


A plateia foi composta por adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos, moradores de Sotelândia e bairros próximos. Gabriela da Silva Goulart, 15, é uma das jovens que fez questão de participar da oficina. Para ela, é uma ótima oportunidade de aprendizado. “É muito importante esse tipo de atividade por que muita gente não sabe como funciona os programas de estágio”, afirma.



No final da oficina, todos receberam um certificado de participação.



Texto: Milena Costa


Jornalista responsável: Alcione Coutinho