Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica será entregue no próximo dia 12

Os membros da Unidade de Gestão Energética Municipal de Cariacica (Ugem) estão trabalhando a todo vapor para a entrega do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica (Plamge), no dia 12 de fevereiro. O plano, que é uma iniciativa da EDP Escelsa aderida pela prefeitura, tem como objetivo otimizar os gastos de energia nos equipamentos do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) o percentual de redução que será alcançado será obtido somente após a implementação dos projetos.

Ao todo estão sendo desenvolvidas iniciativas que visam a troca dos aparelhos de ar-condicionado do Palácio Municipal; troca da iluminação, de chuveiros e torneiras elétricas por sistema termosolar em algumas escolas; iluminação eficiente em quadras de esportes e troca da iluminação em unidades de saúde.

“O Plamge listou onde estão as deficiências, o que precisa ser melhorado e de que forma e quais projetos precisam ser feitos. O objetivo do nosso trabalho é desenvolvermos projetos para viabilizar a redução do consumo, seja substituindo lâmpadas fluorescentes por LED, instalando sistema de geração de energia fotovoltaica, substituindo chuveiros elétricos por aquecimento solar de água. Captaremos recursos utilizando os próprios editais que a EDP abre para o poder público, se o edital for aprovado a própria EDP custeia essas substituições”, explica a coordenadora de Estruturação Urbana, Marissol Vieira.

A Ugem é composta por servidores de diferentes secretarias, entre as quais Educação, Saúde, Meio Ambiente e Gestão conforme o decreto 138/2019. Os projetos estão sendo construídos sob orientação de um consultor contratado pela EDP Escelsa, os encontros acontecem uma vez por mês desde maio do ano passado. Os servidores estudam possíveis falhas no consumo e em quais equipamentos o uso de energia elétrica é maior para definir as formas de redução.

“É uma proposta muito interessante pois traz vantagens para o município, que pode ter equipamentos mais modernos e que gastem menos energia, além disso,  traz sustentabilidade para a administração pública. É importante conduzirmos essa proposta, não podíamos ficar de fora, temos que participar para aprender”, conclui Marissol.

Entrega do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica

Dia: 12 de fevereiro

Local: auditório do Centro Administrativo da Prefeitura. Avenida Kleber Andrade, 05, bairro Rio Branco.