Emoção marca a solenidade de entrega da obra de revitalização do Centro Histórico Eduartino Silva

Na noite desta segunda-feira (30) os moradores de Cariacica Sede foram presenteados com a entrega do Centro Histórico Eduartino Silva, que passou por reparos para melhor atender aos municípes. A data da entrega foi escolhida por ser o dia em que a cidade comemorou 129 anos de emancipação.

O prédio, que abrigou a primeira sede da prefeitura em 1909, recebeu manutenção de superfícies com raspagem das paredes mofadas; revestimento com massa; pintura fosca de qualidade; polimento e envernizamento da madeira do palco, janelas e portas; limpeza do imóvel e adequação para uso dos artistas e demais munícipes. O investimento foi de R$ 13.182,44.

De acordo com a secretária de Cultura, Renata Weixter, os reparos eram um anseio dos moradores da região.

“Nós fizemos uma reunião com o Conselho Deliberativo da Região 9, e nessa reunião, os moradores questionaram muito porque não tinham sido feitos ainda, e conseguimos concretizar esse ano”, comemora.

A programação de entrega contou com apresentação de recital poético-histórico com Bené Freire, ator membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Cariacica e da Academia Cariaciquense de Letras; recital poético e lançamento do audiobook "Cariacica em Versos” da turismóloga e escritora Cintia Pretti e apresentação do Coral Bom Pastor e demais corais convidados.

Morador do bairro há 15 anos o violinista, Augusto Kennedy, fez questão de acompanhar de perto a solenidade. “O mais importante ao restaurar um local é não deixar de contar a história da cidade. É importante valorizar o centro histórico porque se a cidade não valoriza o centro histórico dela, ela não tem o que contar, todo centro histórico tem que ser mantido impecável”.

A artista plástica, artesã e pedagoga, Ana Maria de Abreu Rocha, 61, levou a neta, Maria Coral de Abreu, 6, para participar da festa.

“Isso foi uma coisa muito boa para a gente. Sou pedagoga e indico a biblioteca para usuários que têm menos acesso à computadores, então é muito importante não só para mim, mas para toda a comunidade”, diz.

Para o prefeito, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, os reparos significam o resgate da história de Cariacica.

“Aqui começou a primeira prefeitura, a primeira câmara municipal e a gente não teve a oportunidade de vivenciar esse tempo aqui, hoje a gente resgata um pouco da nossa história para que esse espaço seja utilizado pelos cidadãos de forma que eles sejam inseridos na cultura de um espaço que tem todo um legado”.

O Centro Histórico Eduartino Silva possui dois pavimentos, no primeiro funciona a biblioteca comunitária e o telecentro com computadores disponíveis para a população. Já no segundo funciona o anfiteatro que é utilizado para apresentações culturais. Vale lembrar que em breve a biblioteca do local será integrada à rede de bibliotecas do município e o acervo físico também será disponibilizado de forma online para os usuários.