Festival de Ginástica Rítmica reúne mais de 200 crianças

O tatame do ginásio da Estação Cidadania-Esporte Cariacica, em Nova Brasília, tornou-se, na noite da quinta-feira (19), um local de encantamento e de sonhos para as 217 crianças que se apresentaram do Festival de Ginástica Rítmica. Vestidos especialmente para a ocasião e maquiados, os pequeninos deram um show de desenvoltura e a cada coreografia apresentada à plateia, de cerca de 500 convidados, vibrava.

O pequeno João Vitor Pereira Calixto, 11 anos, foi um dos atletas que arrancou aplausos frenéticos da plateia. Em sua apresentação solo, o menino mostrou toda a destreza e desenvoltura com a fita. “Quando estou no tatame, esqueço de tudo e faço o melhor que posso”, contou o garoto, que é bastante tímido e de poucas palavras.

Único menino do grupo, ele conta que começou a praticar ginástica rítmica porque a avó levava a irmã mais velha para os treinos e ele tinha que ir junto. “De tanto vir, acabei gostando. Acho que outros meninos deveriam treinar também”, destacou João, que, pelo seu desempenho, ganhou uma bolsa do Estúdio de Dança Cleide Neppel, em Itacibá.

Ao todo, foram 13 apresentações: oito das crianças que treinam na Estação Cidadania, duas das academias convidadas – o Estúdio de Dança Cleide Neppel, em Itacibá, e a Escola Fuzakero, em Itapemirim –, duas das ginastas Ana Beatriz Carneiro Passos (vice-campeã brasileira escolar) e Francielly Machado, ex-atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica e uma apresentação especial de Íris Gonçalves, aluna da Apae.

“Esse festival é um grande incentivo para as crianças insistirem no sonho. Comecei com seis anos em um projeto da Escola Manoel Melo Sobrinho, em Vila Palestina. Foi difícil, mas, hoje, tenho alguns títulos que conquistei pelo Brasil. Meu sonho é chegar à Seleção Brasileira”, confidenciou Ana Beatriz.

Sonho esse que já foi alcançado por Francielly Machado, que durante seis anos foi atleta da Seleção Brasileira de GR. Hoje, ela é professora de ginástica rítmica da Estação Cidadania e um exemplo para as novas gerações.

“É uma festa linda! Principalmente porque o esporte tem esse poder de reunir as pessoas. A importância da participação dos pais que estão aqui hoje é fundamental na vida dessas crianças”, frisou o secretário de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher. O vice-prefeito endossou a fala do secretário afirmando que além de promover saúde, o esporte atua na formação da cidadania.

De acordo com o coordenador de Competições Esportivas, da Secretaria de Esporte e Lazer (Semesp), Diego Lemos, em 2020, a proposta é de que aconteçam dois festivais. “O primeiro acontecerá no fim do primeiro semestre e o segundo, como é tradição, no encerramento das aulas”, destacou.