Estação Cidadania-Esporte recebe o 1º Festival Paradesporto de Cariacica

“Conheci o esporte há 12 anos e, a partir desse momento, ele começou a ter uma importância muito grande na minha vida. Comecei a praticar, treinar, e depois competir. Antes, não praticava atividades físicas, era muito parada, e o basquete transformou o meu jeito de viver e de enxergar a vida”. O depoimento da cadeirante Geisiane Maisa, 37 anos, resume bem a importância de iniciativas como o 1º Festival Paradesporto, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), para incentivar a prática de atividades paradesportistas em diversas faixas etárias e promover a inclusão.

O evento aconteceu nesta sexta-feira (20), na Estação Cidadania-Esporte Cariacica, em Nova Brasília. Com a participação de atletas de diversas modalidades, o festival acontece em alusão o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 03 de dezembro.

Para Rita de Cássia, 59 anos, mãe do Davi Gabriel, 15 anos, atleta praticante de atletismo, o esporte reascendeu o interesse do seu filho pela vida. “O Davi começou a praticar atletismo há um ano. Depois que ele entrou para o projeto, começou a interagir melhor com as outras pessoas. Ele chegou a participar de competições em São Paulo, e ganhou até medalha de ouro. Para mim, como mãe, foi muito emocionante”, destaca Rita.

O festival contou com apresentações de modalidades como: basquete de cadeira em rodas, goal ball, voleibol sentado, bocha adaptada e corrida em cadeira de rodas e judô. Ao final das atividades, todos os atletas foram premiados com medalhas.

O secretario de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher, destaca o importante papel que o esporte tem como instrumento de inclusão. “Mais importante que a construção dos equipamentos, é a qualidade nas entregas que podemos fazer. Nesse sentido, todo tipo de inclusão precisa fazer parte do nosso planejamento de ações, entre elas, o indivíduo que se encontra no estado de vulnerabilidade social, com necessidades especiais, o idoso, a criança com baixo rendimento escolar”, concluiu o secretario.