Agência do Trabalhador ofertou mais de 4 mil vagas de emprego em 2019

Jailza Rosa Leite, 39. Agnes Barcellos Stadlinger, 19. Emily Silva Pompermayer, 20. Três mulheres com diferentes histórias de vida que tiveram seus destinados mudados pela Agência do Trabalhador. Elas fazem parte das 2.905 pessoas que conquistaram um emprego este ano por meio da Agência. Ao todo, mais de 4 mil vagas foram ofertadas até o mês de novembro.

Jailza é a mais nova integrante do quadro de funcionários da loja de calçados Itapuã em Campo Grande, mas alcançar o primeiro emprego não foi nada fácil. Deficiente auditiva, ela procurou por emprego durante dois anos, sem sucesso. Hoje, exibe com orgulho o crachá que traz como cargo apoio de loja.

“Conheci a Agência do Trabalhador por meio do site da Prefeitura, vários amigos, também surdos, conhecem. Faço de tudo um pouco na loja e agora me preparo para começar o curso técnico em Administração”, diz.

A gerente, Elaine Cristina Araújo, é só elogios ao desempenho da funcionária.

“Ela é excelente. Organiza o estoque, atende aos clientes e chama os vendedores para atendê-los, está ali sempre sorrindo, alegre, muito querida pelos colegas de trabalho. Para mim é muito gratificante tê-la em nosso quadro, muitas empresas não abrem as portas para a Pessoa com Deficiência (PcD), mas a Itapuã abre e, quando ela chega até nós, a gente ensina tudo, todo o processo, não retemos conhecimento”.

Até novembro deste ano foram ofertadas 4.050 vagas de emprego, enquanto durante todo o ano de 2018 foram 3.250.

“Deste número de vagas oferecidas, encaminhamos para entrevistas 58.110 candidatos, destes apenas 5% conseguiram sucesso nas entrevistas e algo em torno de 2.905 conseguiram o desejado emprego. O número parece pequeno, mas gira em torno da média nacional, pois incidem sobre isto vários fatores negativos, como falta de qualificação e de conhecimento especifico e baixa escolaridade”, explica o gerente de Capacitação Profissional, Emprego e Geração de Renda, Joe Jerffson Almeida Lima.

Atualmente 749 empresas, de diversos segmentos, da Grande Vitória e do interior, são cadastradas na Agência do Trabalhador. Uma que se cadastrou recentemente é o restaurante Terra a Vista, localizado no Shopping Moxuara. O empreendimento gerou muitas oportunidades de trabalho e uma delas para a recreadora Agnes Barcellos Stadlinger, 19, que assim como Jailza, está feliz da vida em seu primeiro emprego.

“Colocava muitos currículos e nada, fiquei bastante tempo procurando, esse emprego representa tudo para mim, agora posso fazer faculdade e ele vai me ajudar a pagar. Para quem está à procura de um uma oportunidade eu deixo o recado para que nunca desista, porque uma hora vai conseguir, assim como eu consegui”, conta a futura pedagoga.

De acordo com Lima a expectativa de oferta de vagas para 2020 é positiva, já que foi notado um crescimento acentuado nas áreas de comércio e construção civil. “Bem como nos setores de serviço, automação e logística inerentes ao nosso município, gerando-nos uma certeza de dias melhores”, comemora.

Estágio

Além de vagas de emprego a Agência também disponibiliza oportunidades de estágio para estudantes dos níveis médio e superior. Somente este ano foram ofertadas 177 vagas.

A universitária Emily Silva Pompermayer, 20, cursa o 6º período de Administração e há um mês foi encaminhada para uma vaga de estágio no Champagnat Praia Hotel em Vila Velha.

Entre as atribuições dela estão auxiliar no controle financeiro e no arquivamento de documentos, auxiliar no controle de estoque, acompanhamento de rotinas gerenciais, contas à pagar e à receber. Ela conta que apesar do pouco tempo o conhecimento tem sido enriquecedor.

“Algumas tarefas eu já exerço e outras ainda estou aprendendo. Tem sido uma experiência muito boa, as pessoas são amigáveis e o aprendizado é ótimo. Estou gostando muito”.

Esperança

Para quem ainda não conseguiu a tão sonhada vaga no mercado formal o recado é: se qualificar.   “Faça cursos, participe de seminários, faça serviços voluntários, reforce e inove seu currículo profissional, pois o mercado de trabalho é muito dinâmico e requer profissionais cada vez mais aptos aos desafios dos tempos modernos”, orienta Lima.

A empresa interessada em se tornar uma parceira da Agência do Trabalhador deve fazer contato pelos telefones 3354 5510/ 5507/ 5517, ou através do e-mail agenciadotrabalhador@cariacica.es.gov.br, serão repassadas informações inerentes ao cadastro e agendada uma visita para esclarecer dúvidas e apresentar os serviços.

Agência do Trabalhador de Cariacica

Endereço: Avenida Kleber Andrade, 05, bairro Rio Branco, Cariacica (via de acesso ao estádio Kleber Andrade)

Horário de atendimento ao público: de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h

Telefone: 3354-5510