Alunos da Emef Noêmia Costa de Lima recebem óculos do projeto "Foco no Futuro"

A manhã desta terça-feira (03) foi de festa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Noêmia Costa de Lima em Vista Mar. Os mais de 100 alunos diagnosticados com problemas de vista receberam, gratuitamente, os tão esperados óculos, por meio do projeto de Acuidade Visual “Foco no Futuro”, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Seme) e de Saúde (Semus) e a empresa Simec.

O evento teve início com a apresentação do balé da unidade, em seguida, um a um foi chamado para receber o presente das mãos dos representantes da Simec; do secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar e do vice-prefeito Nilton Basílio.

Um dos alunos contemplados foi o pequeno João Gabriel Pires, 7. A mãe dele, a dona de casa, Rafaela Virgínia Pires Carvalho, 31, já desconfiava que o filho tem problemas de vista, no entanto, ainda não tinha marcado o exame.

“Até então eu não sabia, eu iria marcar uma consulta para ele porque eu tenho miopia e estigmatismo, então pensei que ele também poderia ter, pois ele já vinha reclamando muito que não estava enxergando direito.  Ele chegou em casa me perguntando se poderia participar do projeto, mas eu pensei que seria só a consulta, não que ele ganharia os óculos. Eu só tenho a agradecer por ter ganhado os óculos, foi uma ajuda imensa", conta.

Ao todo 333 alunos foram triados, 159 foram encaminhados para consultas com oftalmologista e 108 foram diagnosticados com problemas de vista.

A diretora da unidade, Márcia Cristina Martins Cravo, afirma que algumas crianças já usavam óculos, mas a grande maioria foi diagnosticada na triagem e na consulta médica, “Grande parte das crianças tinha dificuldade nos estudos, não conseguia enxergar e tinha dor de cabeça. Elas ficavam desanimadas e não tiravam notas suficientes para a aprovação", lembra a diretora.

Alerta

De acordo com o oftalmologista, Walace Tironi, os problemas mais comuns nos pequenos são a miopia e a hipermetropia. Enquanto o primeiro é um distúrbio visual caracterizado por um globo ocular mais longo, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina o segundo, também conhecido como olho curto, faz com que a imagem se forme depois da retina.

“Hoje o ideal é fazer o primeiro exame aos 4 anos de idade, pois com o uso excessivo de computador e celular está havendo um surto de miopia”, observa o oftalmologista.

Para o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, a parceria representa um resgate da autoestima dos alunos.

“Às vezes, muitos apresentam problemas de aprendizagem mediante ao fato estarem com algum problema de visão e, à medida que a gente consegue parcerias nesse nível, conseguimos fazer um atendimento e auxiliar na aprendizagem dessas crianças. Esperamos, nos próximos anos, ampliar a oferta de alunos  beneficiados pelo projeto”.

Se depender da Simec a parceria tem tudo para continuar e ser expandida para demais escolas do município, tendo em vista que educação é uma das bandeiras da empresa.

“A parceria surgiu com o objetivo de promover uma melhora na qualidade de vida dos alunos, porque a Simec entende que a educação é um agente transformador, estamos sempre focados nos projetos que envolvem educação e saúde das comunidades do nosso entorno.  Entendemos que a partir do momento que a gente qualifica os alunos e as pessoas que estão ao redor, contribuímos com o município”, afirma o gerente de Recursos Humanos e Relações Institucionais, Fabrício Damasceno.