Cariacica sedia I Conferência Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Cariacica sediou, na tarde desta sexta-feira (29), a I Conferência Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan, em Santa Fé, e reuniu representantes das prefeituras da Grande Vitória e do interior do estado.

O evento dividiu-se em três eixos temáticos, sendo: Direitos Humanos: direito à alimentação digna e saudável e os desafios para a soberania alimentar e comida de verdade, Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional: até onde chegamos e para onde queremos ir e Estratégias para avançar na agenda de segurança alimentar e nutricional e na mobilização da sociedade capixaba.

Durante a conferência foram eleitos os delegados, e seus respectivos suplentes, para a Conferência Estadual de Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentável a realizar-se nos dias 11 e 12 de dezembro.

“O nosso objetivo geral é efetivar, ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção e garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, assim como a soberania alimentar. Debater esse tema vem do grande índice de agrotóxico colocado nos alimentos e do tratamento da água que é inadequado. Estamos lutando por melhorias constantes”, afirma o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Cariacica, Moises de Souza Costa.

O direito à alimentação está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no entanto, de acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somente no Espírito Santo 75 mil pessoas não têm o que comer.

“Estamos em busca que se efetive as políticas públicas que já foram discutidas e que se implemente as que já estão aí. Em Cariacica 44% da população depende de uma alimentação mais adequada, se alimentar é um direito de todos e não está sendo respeitado”, analisa Moises.

O evento foi realizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional em parceria com a Prefeitura de Cariacica.