Programas da Prefeitura são finalistas no Prêmio Boas Práticas da Amunes

Dois programas desenvolvidos pela Prefeitura de Cariacica estão entre os finalistas do Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata, promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). Na categoria Governança Municipal, está na final o projeto “Transparência Cariacica”, da Secretaria de Controle e Transparência. Já na categoria Finanças Municipais, o finalista é o projeto “Organizando as Contas Públicas”, da Secretaria de Finanças.

Ao chegarem a essa etapa, os projetos terão que ser apresentados a uma banca de avaliação que definirá se eles avançam ou não. O resultado final, com os vencedores das quatro categorias, será divulgado em 28 de novembro, durante o 8º Congresso Gestão das Cidades, que vai acontecer nos dias 27 e 28 de novembro, em Vila Velha.

O município viu nessa oportunidade a chance de mostrar projetos inovadores à sociedade. Essas práticas não só proporcionam benefícios perceptíveis para o cidadão, mas também, em alguns casos, ultrapassaram fronteiras e foram implantadas em outras cidades. Todos os trabalhos inscritos têm por objetivo melhorar, cada vez mais, a vida do cidadão.

A premiação dos projetos será realizada por áreas. Cariacica teve projetos habilitados em todas as categorias: Governança Municipal, Tecnologia e Inovação, Finanças Municipais e Cidade para as Pessoas. Na categoria Governança Municipal, estão inscritos sete projetos. Já na área de Tecnologia e Inovação, há cinco trabalhos concorrendo ao prêmio. Já no quesito Finanças Municipais, há dois; e na categoria Cidade para as Pessoas, são cinco.

Resultado

No último dia 5, a Comissão Organizadora do Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata concluiu a análise dos projetos inscritos na premiação. Do total de 280 projetos inscritos, 152 estão em conformidade com os requisitos do regulamento. Dezenove projetos de Cariacica foram habilitados e, agora, dois estão na fase final.

De acordo com o regulamento da premiação, os vencedores de cada categoria vão receber R$ 5 mil reais e um intercâmbio para conhecer uma boa prática de gestão no Brasil, com todas as despesas custeadas pela Amunes.
O Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata é uma realização da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), e foi criado com o objetivo de reconhecer projetos inovadores que proporcionem benefício perceptível para a sociedade e que possam ser disseminados em outras cidades.

Saiba mais sobre os programas finalistas:

- O programa Transparência Cariacica foi criando em 2017 e consiste em palestras sobre transparência pública, ética, cidadania, participação e controle social. A equipe da Secretaria Municipal de Controle e Transparência vai ao encontro da população. O programa tem por objetivo levar para as instituições informações de interesse público no campo da transparência pública municipal. Para isso, são realizadas palestras voltadas para o cidadão. Podem solicitar as palestras: escolas, faculdades, associações representativas da sociedade civil, organizações não governamentais, igrejas, empresas, bem como, outras instituições.

- Organizando as Contas Públicas foi instituído pela Secretaria Municipal de Finanças em 2016. Ele tem por objetivo implementar medidas de planejamento e controle das finanças públicas do município. Os resultados alcançados são frutos da mudança de concepção do papel da Secretaria de Finanças, realizada pela Gerência de Contabilidade, ao longo dos últimos quatro anos. Com o projeto, a Gerência de Contabilidade desenvolveu ações preventivas de controle e acompanhamento da execução orçamentária, cumprimento de limites constitucionais, prazos de prestação de contas e principalmente subsidiou o gestor com informações contábeis fidedignas. Trata-se de um trabalho de evolução progressiva e permanente que muitos benefícios tem trazido a população de Cariacica, uma melhor aplicação dos recursos públicos em investimentos e benefícios para todos os cidadãos.