Seminários do Plano de Resíduos Sólidos são adiados devido às chuvas

Devido às fortes chuvas que atingem a cidade os seminários regionais do Plano de Saneamento Básico – Eixo Resíduos Sólidos, que seriam realizados a partir do último dia 18, foram adiados. As novas datas estão sendo estudadas pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e serão divulgadas em breve.

De acordo com a bióloga Bianca Campos Queiroz, o principal objetivo dos seminários é identificar a situação atual do manejo de resíduos sólidos no município, assim como as expectativas e as demandas prioritárias no que diz respeito a esse assunto. "Propiciando a participação da sociedade na revisão do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e no Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS). Serão realizadas dinâmicas em grupo que possibilitarão conhecer, a partir da vivência dos participantes, os valores e relações com o ambiente (bairro/cidade), o que consideram lixo, a relação com a produção, manejo e destinação do lixo”, explica Bianca.

Com os encontros a Semdec objetiva conhecer as perspectivas e aspirações dos munícipes, seus interesses e a realidade local para a gestão dos resíduos sólidos gerados no município, consolidando o diagnóstico participativo. Nesse sentido, a participação popular faz-se fundamental, conforme avalia a bióloga.

“A participação popular possibilita conhecer, trocar, nivelar informações e conceitos, dirimir dúvidas e negociar posições e conflitos para subsidiar a construção e gestão do PMGIRS e PMCS”.