Iniciadas vistorias no empreendimento Apolônio de Carvalho

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) deu início, nesta terça-feira (19), ao processo de vistorias do empreendimento habitacional Apolônio de Carvalho em Operário. Estão participando técnicos da gerência de Habitação, arquitetos da construtora contratada pela Caixa e os futuros moradores.


A expectativa é que 40 apartamentos sejam vistoriados hoje. De acordo com o gerente de Habitação, Juliano Almeida, as vistorias têm como objetivo garantir que os imóveis estão em perfeitas condições de serem habitados.


“Após esse processo haverá a celebração do contrato e a finalização dos trâmites dos documentos”, explica.


O empreendimento é uma modalidade mista que une os programas federais Minha Casa Minha Vida e Programa de Aceleração do Crescimento (Pac).


A cozinheira Maria Cristiane das Neves, 36, é moradora de uma área de risco em Operário e será contemplada por meio do Pac. O sonho dela é poder dar uma vida melhor à mãe e aos filhos, com idades entre 19 e 12 anos. Ela acompanhou a vistoria junto aos técnicos e foi às lágrimas, tamanha a emoção de receber um apartamento para morar com a família.


“Estou emocionada em poder dar uma vida melhor aos meus filhos, só Deus sabe a alegria que eu estou por dentro, a casa em que moramos já caiu uma parte durante as chuvas passadas, a gente nem tinha conseguido reconstruir ainda, e já vieram mais chuvas. Nossa casa já não tem mais condições de ser habitada”, conta ela, que está desempregada e sobrevive com a venda de doces, salgados e bolos.


O porteiro Walace Gamas, 49, também acompanhou os trabalhos de perto. Atualmente ele mora com um irmão em Campo Verde, mas não vê a hora de ter o próprio lar. Ele é um dos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida.


“A expectativa de receber um apartamento novinho é grandíssima. Eu fico na casa do meu irmão e, finalmente, vou ter meu canto, esse era o sonho da minha finada mãe”, conta.  


Contato


As famílias que serão contempladas com os apartamentos foram contatadas por assistentes sociais da gerência de Habitação para comparecem às vistorias, no entanto, nove delas não atenderam às ligações. Juliano explica que é essencial que elas entrem em contato com a gerência de Habitação.


“Algumas ainda não foram localizadas, precisamos localizá-las pois, evidentemente, se não forem localizadas os apartamentos serão entregues a outras famílias, existe um cadastro aprovado de pessoas que aguardam essa contemplação”, afirma.


O telefone para contato com a gerência de Habitação é o (27) 3354-5410, as ligações devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O empreendimento Apolônio de Carvalho conta com 120 apartamentos divididos em seis blocos, a expectativa é que as vistorias sejam concluídas na próxima quinta-feira (21).


 


Relação de famílias que ainda não foram localizadas:



Andrea Lemos Quaresma

Antônia Maria do Nascimento Chagas

Edelza de Oliveira Lima

Geisiane dos  Santos Souza

Helena da Conceição Silva

Luciene de Jesus Gavião 

Maria Isabel Silva

Nayara Sena de Freitas

Rosângela Santos de Souza