Prefeitura institui o Hino Oficial de Cariacica

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), instituiu o Hino Oficial de Cariacica por meio da Lei número 6026. A lei foi publicada no Diário Oficial do município desta terça-feira (18). A obra, composta por Eloá Abgail Oliveira Eler em coautoria com Daniellen Welsing Nogueira e Isadora Dalvi Bergamini, deverá ser executada em festividades e eventos oficiais da cidade, bem como nos estabelecimentos públicos e privados de ensino.

O hino foi escolhido  por meio de votação popular, realizada no portal da cidade, de 6 a 21 de agosto do ano passado. Com 1298 votos, a obra composta pelas cantoras e instrumentistas foi a grande vencedora, num concurso que teve a participação de 2798 votantes. A canção, inspirada na lenda do Pássaro de Fogo, agora se torna a identidade musical da cidade. As autoras receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 8 mil.

"Ter um Hino que represente o município e poder chamá-lo de nosso, significa valorizar a memória, as identidades, as singularidades e os hibridismos que marcam a formação do povo e da história cariaciquenses", avalia a secretária municipal de Cultura, Renata Weixtler.

Compositoras

O hino faz um passeio poético do Pássaro de Fogo pela história de Cariacica. Mas não ficou só exaltando o passado. "Foi um trabalho em que todas nós nos entregamos! A partir do edital, começamos a pensar em uma obra que envolvesse as pessoas a partir dos aspectos culturais e históricos da cidade. Ouvimos muitos outros hinos de várias cidades do Brasil e vimos que ou evocavam o passado ou apontavam as promessas de um futuro promissor. Pensamos que podíamos trabalhar o presente, o cotidiano de quem canta", descreveu a cantoraj e compositora Eloá, atualmente cursando Psicologia e fazendo parte dos vocalistas da Orquestra Pop&Jazz do Ifes de Vitória.

"A partir dessa definição de descrever e exaltar o presente de Cariacica, partimos para a escolha de elementos culturais que suscitassem esse pertencimento de quem mora, sonha e se emociona por viver aqui", acrescentou a violonista Dora Dalvi, estudante do curso de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e outra integrante da Orquestra Pop&Jazz.

Mas o toque final ficou com o fascínio despertado pela lenda do Pássaro de Fogo. "A gente pesquisou a história e as lendas de Cariacica e a do Pássaro de Fogo é linda. O pássaro é protagonista e une uma história de amor entre uma índia e um índio de tribos inimigas. Na nossa criação, colocamos esse pássaro mítico para voar sobre a Cariacica atual, reforçando na população o fascínio pela cidade, assim como fazia com os namorados. No seu voo, ele passa por lugares tanto naturais quanto históricos que mexem com o coração dos moradores", descreveu a percussionista Dani Nogueira, que tem mestrado em História e em Teoria e Crítica da Arte.

As artistas interpretaram que a vitória tem um significado especial em relação ao empoderamento feminino. "A gente agradece em quem votou na nossa obra. Consideramos essa conquista como um momento de representatividade para nós, mulheres, e também para a música capixaba pois o hino da cidade foi trabalho de criação de três compositoras", acrescentou Eloá.

O Hino de Cariacica será lançado no dia 11 de dezembro, na noite de encerramento do concurso de talentos vocais "Vem Cantando", da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na Matrix, no bairro Rio Branco.

Confira a letra, partitura e o áudio do Hino de Cariacica abaixo:

Letra do Hino Oficial de Cariacica

Partitura do Hino Oficial de Cariacica