Consciência Negra e os dias atuais é tema de seminário

"Consciência Negra e os dias atuais" foi o tema debatido durante o seminário promovido pela Gerência de Igualdade Racial na manhã desta terça-feira (19). O encontro aconteceu para lembrar o Dia da Consciência Negra, que é celebrado amanhã. Durante o seminário, foram discutidos temas atuais que estão presentes na nossa rotina.

Em pauta: o racismo, oportunidades de trabalho, relações sociais e a dificuldade em construir pontes que aproximem as realidades de brancos que exige engenharia social e econômica. Para tratar esse assunto, o mestre em ciências sociais, Iljorvânio Silva Ribeiro, que abordou temas como racismo, desigualdades sociais e a lei 10.639/2003 – que institui o ensino da história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino.

Além do palestrante o evento contou com a participação de Salomé de Sá, coordenadora de Diversidade na Secretaria Municipal de Educação, e Alexsandro Lopes gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado. Ele lembrou da importância da discussão do tema e, principalmente, o respeito em nos colocarmos no lugar do outro. Por isso, o evento faz parte da programação estadual do Novembro Negro.

Segundo o gerente de Igualdade Racial, Sandro Cabral, as políticas de Cariacica têm avançado bastante nessa área, tanto que nesta quarta-feira (20), técnicos do município irão apresentar o “case” da cidade em São Mateus a convite do Estado.

“Vamos ensinar como criar conselhos e órgãos de política de igualdade racial. Nós só temos dentro do estado cinco órgãos de promoção da igualdade racial, a nossa intenção via Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), é fortalecer junto aos municípios, essa necessidade de as prefeituras criarem esse órgão”, afirma. Cabral afirma que um dos maiores avanços da Gerência de Igualde Racial é o mapeamento socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais e de matriz africana.